- Rubro-Negro volta a jogar mal e leva gol no segundo tempo
- Carabajal, de cabeça, garante o 1 a 0 para os equatorianos
- Fla precisa da vitória na próxima terça-feira, no Maracanã
Na altitude de Quito, o Flamengo foi mal e perdeu mais uma vez nesta temporada. O Independiente del Valle, dono do título da Copa Sul-Americana, mostrou força em casa e venceu o atual campeão da Libertadores por 1 a 0. Nesta quarta-feira, os equatorianos finalizaram 25 vezes contra oito do Rubro-Negro e por pouco não fizeram um placar maior. O zagueiro Mateo Carabajal marcou de cabeça na etapa final e garantiu o triunfo.
O Flamengo teve a oportunidade de ir para o intervalo em vantagem, mas Gabigol não conseguiu superar o goleiro Moisés Ramírez em lance cara a cara. Vidal, que substituiu o lesionado Gerson, teve atuação segura e foi o principal jogador do Rubro-Negro em Quito. Agora, a equipe de Vítor Pereira precisa da vitória simples para levar o jogo para a prorrogação, no Maracanã, na terça que vem, às 21h30 (de Brasília). Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o time carioca levanta o bicampeonato da competição.
Flamengo perde chances na etapa inicial
Com a bola rolando, o primeiro tempo da Recopa foi animado e debaixo de chuva. A primeira chance do jogo, então, foi do Flamengo, aos 4 minutos. Arrascaeta cobrou o escanteio aberto na segunda trave para David Luiz, que dominou, e chutou cruzado de canhota para Ramírez espalmar. O Del Valle, aliás, respondeu em seguida. Pellerano recebeu na entrada da área, mas bateu forte à esquerda do gol.
Neste início, o Flamengo adotou uma postura mais cautelosa, tentando sair rápido no contra ataque. Por sua vez, o Del Valle rondou a área rubro-negra, mas chegou com perigo só em chute de Faravelli da entrada da área, que Santos defendeu sem rebote. Aos 29 minutos, nova chance para o time carioca. Pedro tocou para Arrascaeta, que fez o lançamento para Gabigol. Então, o camisa 10 dominou e chutou na saída do goleiro, que defendeu. Porém, ele estava impedido.
A melhor chance do jogo, aliás, foi do Flamengo. Aos 41, Gabigol foi acionado em profundidade, ficou cara a cara com Ramírez e tentou o toque por cima. No entanto, o goleiro fez grande defesa e mandou a bola para escanteio. O Rubro-Negro não dominou o jogo, mas levou perigo e teve chances de abrir o placar. Já o Del Valle finalizou mais (13 a 4), só que o susto maior aconteceu em falha de Santos e não numa finalização.
Del Valle marca e tem gol anulado
No segundo tempo, a primeira chance dos equatorianos foi aos 14 minutos. Sornoza soltou a bomba na cobrança de falta da intermediária de ataque e com só dois jogadores do Flamengo na barreira. A bola foi no canto direito do goleiro Santos, que se esticou para fazer boa defesa.
Com o Rubro-Negro tendo dificuldades, o técnico Vítor Pereira mexeu no time e trocou o atacante Pedro pelo volante Erick Pulgar. Porém, a mudança não surtiu efeito, e o Del Valle chegou aos 18 minutos. Sornoza bateu escanteio na segunda trave, e Carabajal mandou de cabeça à esquerda de Santos.
O Del Valle, portanto, abriu o placar aos 23 minutos. Sornoza cobrou escanteio no meio da área, e Carabajal subiu sozinho para cabecear entre Fabrício Bruno e David Luiz. A bola foi à esquerda de Santos, que chegou a tocar nela, mas não evitou o gol: 1 a 0. Três minutos depois, os equatorianos marcaram de novo, mas não valeu.
No lance, Arrascaeta tocou para trás pelo alto, Santos se atrapalhou, e a bola sobrou para García Basso. O zagueiro aproveitou o erro do goleiro para fazer o gol. Porém, o toque de mão do jogador do Del Valle salvou o Flamengo. Aos 38 minutos, quase saiu o segundo. Pulgar errou a jogada e cedeu o contra-ataque. Então, Hoyos recebeu na área, mas pegou mal na bola.
Aos 42 minutos, o Flamengo escapou em velocidade e, enfim, assustou. Everton Cebolinha, que entrou no segundo tempo, recebeu na grande área pela esquerda, puxou para dentro e finalizou. A bola desviou em Schunke e saiu para escanteio. No minuto seguinte, Joao Ortiz acertou o rosto de David Luiz com um tapa após dividida e foi expulso. A equipe carioca tentou pressionar no fim, mas saiu derrotada na partida de ida.