- Ayrton Lucas e Pedro garantem o 2 a 0 no segundo tempo do clássico
- Samuel Xavier é expulso, e Flu acaba o jogo com um jogador a menos
- Título do Carioca vai ser decidido no próximo domingo, no Maracanã
O Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0, na noite deste sábado, no Maracanã, e largou na frente na final do Campeonato Carioca. Após o empate sem gols em primeiro tempo equilibrado entre as equipes, Ayrton Lucas e Pedro marcaram para o Rubro-Negro na etapa final. Além disso, o Tricolor terminou o clássico com um jogador a menos por causa da expulsão do lateral-direto Samuel Xavier. O time das Laranjeiras manteve a posse de bola, finalizou mais na partida, só que o Fla mostrou eficiência.
Vale lembrar, então, que o Fluminense, campeão da Taça Guanabara, não tem vantagem para a decisão do Estadual. Ou seja, se ganhar o duelo de volta por dois gols de diferença, o título será decidido nos pênaltis. A partida está marcada para o próximo domingo, às 18h, também no Maracanã.
Primeiro tempo equilibrado e sem gols
Com a bola rolando, Flamengo e Fluminense tiveram bons momentos na etapa inicial. A primeira chegada foi do Rubro-Negro, em chute de fora da área de Cebolinha, que mandou à direita da trave. O Tricolor, aliás, começou melhor a partida, manteve a posse de bola e teve a sua grande chance aos 10 minutos.
Afinal, Arias aproveitou erro de passe de Gerson para Léo Pereira, avançou, e ficou cara a cara com Santos. Porém, o colombiano chutou para a defesa do goleiro rubro-negro e ainda bateu por cima da trave no rebote. Aos 18, o Fla tentou responder e de novo de longe. David Luiz arriscou o chute, mas Fábio mandou para escanteio ao defender no canto direito.
Após a parada técnica dos 20 minutos, o Flamengo equilibrou as ações, atacou mais e assustou em finalização de Pedro. Aos 29 minutos, o centroavante tentou cruzar, e a bola bateu em Nino. Em seguida, a bola chegou de novo no camisa 9, que bateu rasteiro para a defesa de Fábio. O time da Gávea cresceu na partida e passou a pressionar mais no campo de ataque.
Contudo, o Tricolor era perigoso nos contra-ataques. Então, aos 34, Keno recebeu na esquerda e tocou para Martinelli bater para Santos encaixar. Nos acréscimos, a última chance do primeiro tempo foi do Flamengo. Matheus França foi lançado na área, ganhou na corrida e, ao finalizar, foi travado por Alexsander, que chegou de carrinho. Os times foram para o intervalo no 0 a 0.
Ayrton Lucas e Pedro decidem o Fla-Flu
No segundo tempo, o Flamengo abriu o placar aos 5 minutos. Matheus França deu bom passe para Pedro na entrada da área, que tocou de calcanhar para Everton Cebolinha mais atrás. Então, o atacante viu Ayrton Lucas chegar livre pelo lado esquerdo e rolou na medida para o lateral receber na área e finalizar no canto esquerdo de Fábio: 1 a 0.
Após levar o gol, o Fluminense tentou pressionar. Aos 10 minutos, Cano arriscou a bola de Pirani e arriscou de longe, mas mandou por cima da trave. Em seguida, após tentativa de André, a bola bateu na zaga e ficou com Martinelli, que abriu para Arias finalizar com desvio para fora.
Contudo, logo após a parada técnica, o Rubro-Negro ampliou o placar. Ayrton Lucas fez bela jogada, invadiu a área, passou pela marcação e cruzou para trás. Gabigol não alcançou a bola, mas ela chegou em Pedro. O centroavante, então, bateu para o fundo da rede: 2 a 0.
Dois minutos depois, o lateral-direito Samuel Xavier chegou de sol, pisou em Ayrton Lucas e levou o cartão vermelho. O técnico Fernando Diniz invadiu o campo para reclamar com o árbitro e também foi expulso. Com um jogador a mais, o Flamengo retomou o controle das ações e chegou aos 32 minutos.
Everton Ribeiro cobrou escanteio rasteiro com Gerson, e o volante cruzou no segundo pau. David Luiz escorou de cabeça para o meio, e Fábio chegou para afastar a bola. Tentando diminuir a vantagem do rival, o Fluminense teve dificuldades para criar.
Ainda assim, aos 44 minutos, Felipe Melo inverteu para Arias na direita. O colombiano tocou para Guga, que finalizou por cima. No último lance, aos 52, Lima levantou na área, e Nino cabeceou para a defesa segura do goleiro Santos em cima da linha.