Após muita novela, a busca do Flamengo por um novo treinador chegou ao fim. E não será Jorge Jesus. Segundo o jornal Record, o Rubro-Negro acertou a contratação de Paulo Sousa para a temporada de 2022. Além disso, diversos veículos brasileiros já confirmaram a contratação do técnico português.

Vale lembrar que Paulo Sousa foi o primeiro treinador a se encontrar com Marcos Braz e Bruno Spindel em Portugal e agradou. Diante de toda indefinição de Jesus no Benfica, a dupla que comanda o futebol do Flamengo decidiu acertar com Sousa na noite do último domingo. 

Agora, Paulo Sousa precisa se desvincular do contrato com a seleção da Polônia. Ele pediu a rescisão de contrato, mas a federação polonesa negou. Então, vai ser necessário negociar o pagamento da multa.

Além do Flamengo, Paulo Sousa havia despertado o interesse do Internacional, mas preferiu o projeto do Rubro-Negro. Portanto, o técnico está confirmado, mas o anúncio oficial não foi feito por questões burocráticas.

De acordo com o site Globo Esporte, Paulo Sousa está animado e revelou que gostaria de estar no Rio de Janeiro o quanto antes para começar o planejamento do elenco. O contrato será de dois anos.

Carreira de Paulo Sousa como jogador e técnico

Com 51 anos, Sousa dirigiu diversos clubes da Europa, como QPR e Leicester (Inglaterra), além do Swansea, de País de Gales. Além disso, passou pelo Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel), Basel (Suíça), Fiorentina (Itália), Tiangin Quantian (China) e Bordeaux (França).

Antes de ser técnico, Paulo Sousa se destacou como jogador. Então, ele começou nas categorias de base do Benfica e fez sucesso no time principal. Pela seleção de Portugal, ele foi campeão do mundo sub-20 em 1989.

Jogando como profissional, Paulo foi um meia de qualidade e jogou com estrelas como Figo e Rui Costa. Além disso, jogou pelo Sporting e foi campeão da Liga dos Campeões por Juventus e Borussia Dortmund. 

Depois do auge como jogador, ele teve problemas de lesão. Ainda atuou no futebol italiano por Inter de Milão e Parma, passou pelo Panathinaikos, da Grécia, e encerrou a carreira no Espanyol, da Espanha. 

Após se aposentar, Paulo trabalhou nas seleções de base de Portugal e foi auxiliar de Felipão na Copa de 2006. Em 2008, assumiu seu primeiro cargo de técnico no Queens Park Rangers, na 2ª divisão da Inglaterra.


Paulo Sousa assumirá multa com seleção da Polônia

O comunicado de Paulo Sousa indicando sua saída da seleção polonesa gerou incômodo. No entanto, o técnico não terá problemas para chegar à Gávea. Afinal, ele disse que vai assumir a multa com a federação polonesa.

Sem Paulo Sousa, a seleção polonesa seguirá se preparando para disputar a repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo. Isso porque a equipe enfrenta a Rússia em março para ir ao Mundial no Catar.

Porém, antes de rumar ao Flamengo, Paulo Sousa conversou com o atacante Robert Lewandowski. O capitão da seleção queria a permanência do técnico na Polônia e ficou “chocado” com a notícia de sua saída.

– Robert (Lewandowski) está chocado e surpreso com as ações do técnico Sousa – disse Monika Bondarowicz, assessora do astro do Bayern de Munique, ao jornal polonês “Interia”.

Agora, a ideia é começar a fazer o planejamento do Flamengo para 2022 em reunião no próximo dia 29, ainda em Portugal. Os dirigentes rubro-negros já tinham ido para a Europa com ótimas referências de Paulo Sousa.

Em encontro realizado no dia 19 de dezembro, na casa de Paulo Sousa, o técnico deixou boa impressão pela firmeza. Além disso, o entrosamento com os membros de sua comissão técnica também chamou a atenção do Flamengo.

Portanto, Paulo Sousa levará para o Ninho do Urubu uma comissão formada por seis integrantes. São eles o treinador adjunto Manuel Cordeiro, o auxiliar técnico Victor Sanchez, o treinador de goleiros Paulo Grilo, os preparadores físicos António Gomez e Lluis Sala e o analista de desempenho Cosimo Cappagli.


Jorge Jesus surpreso com Paulo Sousa no Flamengo

Antes do Natal as notícias apontavam Jorge Jesus como futuro técnico do Flamengo, mas as conversas não avançaram da melhor forma. O Mister era a primeira opção do clube, o sonho da torcida, mas não foi assertivo no seu desejo de voltar ao Rubro-Negro.

Os dirigentes do Flamengo sabiam que seria muito difícil acertar com Jesus. Há mais de uma semana em Portugal, Braz e Spindel criaram uma verdadeira queda de braço, esperaram a derrota do Benfica por 3 a 0 para o Porto, mas o técnico permaneceu.

Mesmo pressionado pelos maus resultados e com a relação desgastada no Benfica, Jesus disse que não romperia o contrato e só sairia se fosse demitido pelo presidente Rui Costa. Por sua vez, o Flamengo não quis esperar mais e escolheu Paulo Sousa.

De acordo com reportagem do Ge, ao saber do acerto do Flamengo com Paulo Sousa, Jorge Jesus teria ficado surpreso e desolado. Então, ele teria ido atrás da informação a fim de se certificar se realmente a contratação era verdadeira.

Embora não desse declarações oficiais sobre o assunto, Jorge Jesus, segundo pessoas próximas, tinha o desejo de ser novamente técnico do Flamengo, pois não vê mais clima para seguir no Benfica após o jogo contra o Porto, no dia 30.