- Cerimônia será realizada em Paris, no dia 27 de fevereiro
- Ao todo, 14 jogadores entram na lista final da premiação
- Favorito, Messi deve concorrer com Mbappé e Benzema
Antes de mais nada, vamos falar sobre o prêmio The Best. Isso porque a Fifa anunciou, nesta quinta-feira, os candidatos ao troféu de melhor jogador do mundo. A cerimônia está marcada para 27 de fevereiro em Paris. No total, 14 jogadores entraram na lista, que conta com os brasileiros Vini Jr. e Neymar. Além disso, estrelas como Messi, Mbappé e Benzema estão na relação.
Confira, portanto, os 14 finalistas:
- Julián Álvarez (Argentina e Manchester City)
- Bellingham (Inglaterra e Borussia Dortmund)
- Benzema (França e Real Madrid)
- De Bruyne (Bélgica e Manchester City)
- Haaland (Noruega e Manchester City)
- Hakimi (Marrocos e PSG)
- Vinicius Junior (Brasil e Real Madrid)
- Lewandowski (Polônia e Barcelona)
- Mané (Senegal e Bayern de Munique)
- Mbappé (França e PSG)
- Messi (Argentina e PSG)
- Modric (Croácia e Real Madrid)
- Neymar (Brasil e PSG)
- Salah (Egito e Liverpool)
De acordo com o site ‘Globo Esporte’, os 14 nomes foram indicados por um grupo de ex-jogadores. Agora, a votação vai incluir os técnicos e capitães das seleções, além de jornalistas de cada um desses países. Aliás, o público também participa da eleição pelo site oficial da Fifa, com votação aberta até 3 de fevereiro.
A Fifa englobou a Copa do Mundo do Catar no período avaliado por quem votou. Assim, compreendeu toda a temporada 2021/22 e a primeira metade de 2022/23. Inclusive, em outubro, o francês Karim Benzema levou a Bola de Ouro (que não incluiu o Mundial).
Prêmios de técnico, goleiro, jogadora e golaço
Entre os treinadores, Lionel Scaloni (Argentina) e Didier Deschamps (França), estão entre os concorrentes. Então, eles disputarão o prêmio com Carlo Ancelotti, campeão europeu pelo Real Madrid, Pep Guardiola, campeão da Premier League com o Manchester City, e Walid Regragui, que levou Marrocos ao quarto lugar da Copa.
No prêmio de melhor goleiro, os brasileiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City) também estão concorrendo. Eles disputam o troféu com Courtois (Bélgica e Real Madrid), Emi Martínez (Argentina e Aston Villa), e Bono (Marrocos e Sevilla).
Por sua vez, a disputa no futebol feminino também tem 14 finalistas. O Brasil, aliás, tem a atacante Debinha (seleção brasileira) como representante. A espanhola Alexa Putellas, do Barcelona, e a inglesa Beth Mead, do Arsenal, são as favoritas. A sueca Pia Sundhage, técnica da seleção brasileira, também foi indicada.
Além disso, o prêmio Puskás, de gol mais bonito, terá o atacante Richarlison (Brasil e Tottenham) como um dos principais concorrentes. Ele disputará a premiação com seu golaço de voleio sobre a Sérvia, na Copa do Mundo.
Vale ressaltar, então, que o Fifa The Best vai para sua sétima edição, mas já foi unificado com a Bola de Ouro, organizada pela revista francesa ‘France Football’. Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo venceram dois prêmios cada, enquanto Modric e Messi ganharam uma vez.
No entanto, a Fifa realiza a premiação desde 1991. Afinal, entre 2010 e 2015, o prêmio foi unificado com a Bola de Ouro antes da criação do The Best. Sendo assim, o mais premiado somando todos os troféus é o argentino Lionel Messi, com seis conquistas.