- Técnico de 71 anos assinou com a equipe até o fim de 2025
- Fossati chega para o lugar de Juan Reynoso, que saiu dia 13
- Seleção peruana tem apenas dois pontos nas Eliminatórias
As Eliminatórias da Copa do Mundo sul-americanas estão na sexta rodada e após esses confrontos o que se vê é algumas seleções em crise. A principal delas, a brasileira, ocupa a sexta colocação e terminou essa primeira parte do torneio com três derrotas seguidas. Ou seja, se a maior equipe nacional de todas está em crise, as demais, ou melhor, alguma delas, vivem situação ainda pior.
A seleção do Peru está entre as equipes que começaram mal o torneio. Por conta disso, a federação daquele país trocou o comando. Nesta quinta-feira, o Peru anunciou o novo técnico. Trata-se de Jorge Fossati, uruguaio de 71 anos. O treinador assinou um contrato até o fim de 2025, que é quando acaba as Eliminatórias para a Copa de 2026. Fossati entra no lugar do peruano Juan Reynoso, que saiu no último dia 13.
– É verdade que o Peru está em último lugar nas Eliminatórias, mas, se não fossem as seis vagas e meia na Copa do Mundo, seria quase impossível, praticamente uma utopia. Porém, acho que é possível, há uma chance. Não será fácil, mas teremos a Copa América para funcionar melhor e isso me deixa muito animado – revelou em entrevista ao programa programa Las Voces de Fútbol.
O treinador teve passagens pelas seleções do Uruguai e do Catar. Em clubes, tem boas passagens por Peñarol, Cerro Porteño e LDU. Nesta temporada, esteve no Universitario, do Peru, e se sagrou campeão nacional. Em 2010, teve uma passagem conturbada pelo Internacional. Isso porque o treinador fez parte da campanha do título da Copa Libertadores daquele ano, mas acabou demitido antes.
Presidente da federação elogia o técnico
Jorge Fossati, então, se tornou ídolo no país após o título desta temporada. Por conta disso, acabou virando a primeira opção para substituir Reynoso. Portanto, apresentação do técnico está marcada para o próximo dia 10 de janeiro, na Villa Deportiva Nacional (Videna), em Lima.
– Até 2023, o projeto LaBicolor tem objetivos claros, um deles é voltar ao caminho das vitórias para conseguir a classificação para a Copa do Mundo. Confiamos na experiência e capacidade do professor Jorge Fossati para assumir este grande desafio – fez questão de declarar o presidente da Federação Peruana de Futebol, Agustín Lozano Saavedra.
Pelas Eliminatórias, então, o Peru volta a campo apenas no mês de setembro, quando enfrenta a Colômbia na primeira partida desta volta. Contudo, Fossti terá um encontro antes com os torcedores. No mês de março, em um amistoso. Já em junho, a equipe estará na Copa América. O Peru está no no Grupo A, ao lado de Argentina, Chile, Trinidad e Tobago ou Canadá.