- Jogando no estilo ‘tiki-taka’, espanhóis têm o domínio absoluto da partida
- Dani Olmo, Asensio, Ferrán Torres (2), Gavi, Soler e Morata marcam os gols
- Time espanhol registra maior goleada de sua história em Copas do Mundo
A Espanha deu uma verdadeira aula de futebol e estreou na Copa do Mundo do Catar com uma impiedosa goleada por 7 a 0 sobre a Costa Rica. A Fúria valorizou a posse de bola e desfilou em campo com o famoso toque de bola rápido. Os gols da partida desta quarta-feira, no estádio Al Thumama, foram marcados por Dani Olmo, Asensio, Ferrán Torres (2), Gavi, Soler e Morata. Inclusive, esta virou a maior goleada da história da seleção espanhola em Mundiais, superando o placar de 6 a 1 sobre a Bulgária na Copa de 98, na França.
Com o resultado, a Espanha ocupa a liderança do Grupo E, com os mesmos três pontos do Japão, que venceu a Alemanha por 2 a 1. No entanto, possui vantagem nos critérios de desempate. Por outro lado, a Costa Rica está na lanterna da chave.
Então, pela segunda rodada do Grupo E, a Espanha enfrenta a Alemanha, no domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Al Bayt. Por sua vez, a Costa Rica joga contra o Japão, no mesmo dia, às 7h, no estádio Ahmad Bin Ali.
Aula da Espanha no primeiro tempo
A Espanha começou bem no seu estilo de toque de bola e dominou as ações da partida. Com quatro minutos, aliás, quase abriu o placar. Depois do lançamento na área, Dani Olmo chegou por trás da defesa e completou de primeira para fora. A Fúria seguiu no ataque e perdeu outra boa chance aos oito. Após a troca de passes, Pedro tocou para Asensio, que finalizou rente à trave.
Tendo 78% de posse de bola, o time espanhol continuou pressionando e encurralou a Costa Rica em seu campo defensivo. Aos 10 minutos, a pressão surtiu efeito. Em linda tabela, Gavi tocou por cima para Dani Olmo. Então, ele dominou a bola de frente para o gol na área e tirou do goleiro Navas com categoria: 1 a 0.
Com um futebol envolvente, a seleção do técnico Luis Enrique não parou por aí e ampliou aos 20 minutos. Busquets inverteu a bola para Jordi Alba, que cruzou rasteiro na área e achou Asensio. Bem posicionado, o camisa 10 pegou de primeira com a canhota, e Navas não defendeu. Belo gol da Espanha, que fez 2 a 0.
Atordoada em campo, a Costa Rica viu a Espanha marcar o terceiro gol pouco tempo depois. Aos 28 minutos, Jordi Alba recebeu uma pancada na área, e o árbitro marcou pênalti para a Fúria. Na cobrança, Ferrán Torres, genro do técnico Luis Enrique, deslocou Navas e anotou 3 a 0 no placar.
Espanha consegue maior goleada de sua história
No segundo tempo, a equipe espanhola não diminuiu o ritmo e seguiu botando a adversária na roda com seu famoso ‘tiki-taka’. Fazendo forte marcação pressão, a Fúria marcou mais um gol aos oito minutos. Ferrán Torres recebeu o passe em profundidade na área, perdeu a bola, mas recuperou, girou e bateu para a rede. O zagueiro Calvo e o goleiro Navas bobearam no lance e permitiram a finalização do atacante: 4 a 0.
Com domínio total da partida, a Espanha continuou jogando sozinha e chegou ao quinto gol aos 29 minutos. Morata recebeu a bola em profundidade, não passou por Navas, mas girou e cruzou para Gavi bater de primeira de trivela. A bola ainda tocou na trave antes de entrar: 5 a 0 em ritmo de treino. Contudo, cabia mais.
Aos 44, então, saiu o sexto. Navas deu rebote após cruzamento rasteiro, e a bola sobrou para Soler bater colocado no canto direito do goleiro e marcar 6 a 0. Imparável, o time espanhol ainda fez o sétimo gol. Em troca de passes rápida, Morata recebeu de Dani Olmo e bateu no cantinho. Portanto, foi a maior goleada da história da seleção em Copas do Mundo: 7 a 0.