
- Osimhen fez o gol que garantiu o título italiano
- Equipe chegou aos 80 pontos e não pode ser alcançada
- Título não vinha desde a temporada 89/90 com Maradona
O Napoli, enfim, voltou a vencer o Campeonato Italiano. Depois de mais de três décadas, o clube do sul da Itália conquistou o Scudetto nesta quinta-feira, ao empatar com a Udinese fora de casa, pela 33ª rodada da competição nacional. Osimhen marcou o gol de empate, após a Udinese abrir o placar no primeiro tempo com Lovric. Vale lembrar que o atacante nigeriano lidera a corrida pela artilharia do torneio, com 27 gols.
A equipe treinada por Luciano Spalletti foi superior durante todo campeonato. Além do artilheiro, como dito acima, o Napoli tem a melhor defesa e o melhor ataque da competição. Portanto, título mais do que merecido, o terceiro da história da equipe. Troféu que não vinha desde a geração de Maradona, Careca & Cia de 89/90.
The name's Victor.
— Lega Serie A (@SerieA_EN) May 4, 2023
Victor Osimhen. #UdineseNapoli pic.twitter.com/diEnbUJUwT
Primeiro tempo tenso
O primeiro tempo começou com o time da casa disposto a evitar o título do Napoli. Recuou as linhas e deixou a bola com o líder do campeonato. A estratégia era sair com as jogadas rápidas de transição. Com a bola nos pés, o Napoli fazia a proposta do jogo e tentava chegar ao gol o mais rápido possível. A primeira defesa do jogo foi de Silvestri após finalização de Di Lorenzo, mas nada que levasse perigo.
A pressão inicial do Napoli era forte e a parcial de posse de bola chegou a ser de 78%, mas as chegadas não levavam perigo ao gol de Silvestri. A Udinese passou do meio-campo pela primeira vez depois dos dez minutos de jogo. O brasileiro Walace chegou na entrada da área e chutou, mas a bola bateu na defesa. No lance seguinte, Odogie passou para Lovric, que dominou e acertou o canto de Meret. Era o gol do time da casa.
Quase 60 mil pessoas assistiam a partida no Estádio Diego Armando Maradona e tentavam de longe empurrar o time, mas a equipe de Luciano Spalletti não conseguia chegar com ímpeto para empatar a partida e, posteriormente, liquidar a fatura. Osimhen apareceu para o jogo aos 23, quando acertou uma cabeçada que Silvestre fez a defesa.
Na parte final da primeira etapa, Lovric apareceu novamente para finalizar com perigo. Mas neste momento, o Napoli passou a, além de dominar, passou levar mais contundência para o gol de Silvestri. Osimhen começou a aparecer para o jogo com frequência, mas os jogadores do Napoli como um todo estavam nervosos e o jogo foi para o intervalo com o placar adverso.
Politano with champagne ✅
— Lega Serie A (@SerieA_EN) May 4, 2023
Lozano going nuts ✅
Osimhen doing the rounds ✅
Some celebration @en_sscnapoli 🔝#NAPOLISCUDETTO pic.twitter.com/4AttCvryO2
Segunda etapa com gol de artilheiro e título
O Napoli começou o segundo tempo mais solto. O semblante dos jogadores mudou e a equipe partiu para cima para decidir. E não demorou muito: Aos sete minutos, Elmas cobrou escanteio pela direita. Foi então que Anguissa dominou a bola pela direita e cruzou rasteiro. Kvara chutou colocado, a bola bateu na defesa. A bola sobrou para o artilheiro Osimhen, que não deu chances para o azar. Era o gol que o Napoli precisava.
A partir do gol, as duas equipes entraram em uma espécie de relaxamento coletivo. Isso porque nem o Napoli queria se expor, nem a Udinese se arriscava. Em poucos lances de perigo, Meret fez uma defesa após finalização de Becão, o zagueiro brasileiro, mas nada muito perigoso. Então, Osimhen apareceu novamente ao marcar o segundo gol do Napoli. Contudo, o árbitro já havia marcado falta.
No melhor lance após o gol, o Napoli fez boa troca de passes com velocidade. Elmas dá um toque por cima para Zielinski. O meia chuta cruzado para a defesaça de Silvestri. Então, mesmo com o resultado favorável, a equipe treinada por Luciano Spalletti ainda tentou um gol que o deixava em situação ainda mais confortável. Contudo, não precisou. Foi esperar o tempo passar e, assim, comemorar o título após 33 anos.
https://twitter.com/sscnapoli/status/1654223708050046976