Os olhos do futebol mundial estavam voltados para Londres nesta segunda-feira (15), quando a Fifa anunciou quem foi eleito o melhor jogador do mundo em 2023: o hermano Lionel Messi, do Inter Miami, recebeu o prêmio Fifa The Best. Concorrente do argentino, Kevin de Bruyne tem um título agridoce para ostentar, segundo levantamento do Sites-de-Apostas.net: é o melhor jogador do mundo que nunca foi premiado pela Fifa.
Para verificar isso, o SDA revirou todos os votos do Fifa The Best entre 2018 e 2022 e descobriu quais foram os jogadores mais lembrados na premiação que nunca conseguiram terminar entre os finalistas – a Fifa premia os três primeiros colocados todos os anos.
Haaland ofusca De Bruyne
Kevin de Bruyne é considerado por muitos um dos melhores meias do futebol mundial. Mas ao longo dos anos e da grande regularidade – ele recebeu votos para melhor do mundo em cinco das últimas seis edições do The Best, incluindo a deste ano -, nunca conseguiu terminar a eleição como finalista.
Boa parte disso é explicado pela falta de um título de maior expressão, seja com a seleção belga, seja com o Manchester City. Mas isso acabou na temporada passada, quando o City finalmente conseguiu vencer o tão buscado título da Champions League.
Como maior craque do Manchester City desde a sua chegada ao clube, em 2015, a conquista da Europa era finalmente a chance para De Bruyne angariar votos para ser ao menos finalista do Fifa The Best. Mas o cometa Erling Haaland ofuscou o brilho do meia. Com 52 gols e nove assistências em 53 partidas pelo City na temporada passada, Haaland virou o rosto do time inglês na temporada de sucesso e era favorito ao prêmio de melhor do mundo entregue nesta segunda-feira.
Mané é o mais votado nunca finalista
Jogar ao lado de uma grande estrela parece ser o pecado capital dos craques que nunca foram finalistas do Fifa The Best. Outro exemplo é Sadio Mané. Sadio Mané foi o jogador mais votado nos últimos cinco anos do prêmio da entidade, mais até do que De Bruyne.
Antes da temporada apagada pelo Bayern de Munique e da transferência para o futebol árabe, dividia o protagonismo do Liverpool com Mohamed Salah, mas enquanto o egípicio terminou duas vezes em terceiro lugar – 2018 e 2021 -, Mané nunca levou foi finalista. Em 2020, terminou empatado com Messi, que levou a melhor e o terceiro lugar nos critérios de desempate.
Brasileiros em baixa
Entre 2018 e 2022, apenas Neymar, três vezes, e Vini Jr, em 2022, foram indicados para receberem votos no Fifa The Best. Nenhum deles terminou como finalista.
Na edição de 2023, nenhum brasileiro apareceu como apto para ser votado.
Os cinco melhores jogadores do mundo nunca finalistas no prêmio da Fifa (2018 a 2022) são:
1 – Sadio Mané – 983 pontos
2 – Kevin de Bruyne – 777 pontos
3 – Jorginho – 462 pontos
4 – Eden Hazard – 432 pontos
5 – N’Golo Kanté – 347 pontos