- Timão sai atrás, mas busca o empate por 1 a 1 em Itaquera
- José Welison abre o placar, e Yuri Alberto deixa tudo igual
- Times voltam a se enfrentar na próxima terça, no Castelão
Corinthians e Fortaleza ficaram no empate em 1 a 1, na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana. Na noite desta terça-feira, a Fiel torcida encheu a Neo Química Arena, fez uma bela festa, mas quem começou melhor o jogo e saiu na frente foi o Leão do Pici. José Welison, de cabeça, após cobrança de escanteio, marcou para os visitantes. Com dificuldades para criar as oportunidades, o Timão empatou com Yuri Alberto ainda no primeiro tempo. As duas equipes tiveram oportunidades na etapa final, mas o placar seguiu o mesmo.
Depois do empate, então, os times voltam a se enfrentar às 21h30 (de Brasília) da próxima terça-feira (3), no Castelão. Em caso de nova igualdade, a vaga para a final da Sul-Americana será decidida nos pênaltis. Quem passar pegará na final o vencedor do confronto entre Defensa y Justicia, da Argentina, e LDU, do Equador.
Fortaleza larga na frente, e Corinthians empata
No primeiro tempo, o Fortaleza começou com uma postura agressiva, buscando o ataque, trocando passes e rondando a área adversária. O time visitante, então, impôs o seu estilo de jogo, como de hábito na Copa Sul-Americana. Mesmo atuando fora de casa, a equipe de Vojvoda teve volume e criou boas oportunidades. Aliás, só aos 11 minutos o Timão conseguiu finalizar, com Giuliano. Dez minutos depois, no entanto, o Leão do Pici abriu o placar com José Welison.
⚽💪 De cabeça! Cruzamento na área e toque de Zé Welison para marcar o gol do @FortalezaEC no empate por 1-1 diante do @Corinthians na partida de ida da Semifinal da CONMEBOL #Sudamericana!#GrandeConquista pic.twitter.com/ExD7l4FnLM
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) September 27, 2023
Após escanteio cobrado por Marinho no lado direito, José Welison surgiu na primeira trave, cabeceou firme e mandou a bola para o fundo da rede. Cássio se atirou na bola, mas não conseguiu evitar o gol, espalmando para dentro. O árbitro marcou falta no lance, mas voltou atrás da decisão após rever o lance no monitor do VAR: Fortaleza 1 a 0. Atrás no marcador, o Corinthians saiu para o jogo e aproveitou o recuo do oponente.
Daí em diante, o Tricolor de Aço reduziu o ritmo, se fechou mais na defesa e deu campo ao Timão. Apesar da dificuldade para criar as jogadas, a equipe de Vanderlei Luxemburgo ainda conseguiu buscar o empate aos 40 minutos. Em meio à etapa com poucas chances, Renato Augusto, no meio do campo, deu um passe na medida para Yuri Alberto bater cruzado na área, sem chance de defesa para o goleiro João Ricardo: 1 a 1. Além disso, os visitantes reclamaram de dois pênaltis não marcados, em Bruno Pacheco e Marinho.
🔥⚽ Que jogada! Lançamento para Yuri Alberto e gol de empate do @Corinthians diante do @FortalezaEC no 1-1 pelo jogo de ida da Semifinal da CONMEBOL #Sudamericana!#GrandeConquista pic.twitter.com/ZdhWxWt63Q
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) September 27, 2023
Ritmo de jogo diminui na etapa final
No segundo tempo, os times tiraram o pé do acelerador e a intensidade do jogo caiu um pouco. O Fortaleza, inclusive, perdeu o atacante Marinho, que se machucou. Ele, então, deu lugar para Yago Pikachu, que teve três oportunidades de marcar, mas parou nas defesas do goleiro Cássio e na falta de pontaria. O Corinthians sentiu o desgaste, mas Luxemburgo fez só duas mudanças: tirou Wesley e Gabriel Moscardo e colocou Romero e Gustavo Mosquito.
A equipe paulista tentou pressionar, explorou as jogadas pelo alto, mas seguiu com problemas na criação e não chegou com perigo. O Tricolor de Aço, por outro lado, abriu mão do ataque, mas se fechou bem até o fim da partida. Tanto que não deu mais espaço para o Timão, que saiu vaiado de campo pela Fiel após o empate em casa.
Agora, os dois times têm compromissos pela 25ª rodada do Brasileirão. O Timão encara o São Paulo no clássico Majestoso, que será realizado às 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Morumbi. Mais cedo, às 16h, o Fortaleza recebe o Grêmio, na Arena Castelão.