- Em Itaquera, Timão ganha por 2 a 1 no clássico pela Copa do Brasil
- Renato Augusto marca duas vezes, e Luciano desconta para o Tricolor
- São Paulo terá que ganhar por dois gols de diferença no jogo de volta
Com dois gols de Renato Augusto, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1, nesta terça-feira, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. O jogo na Neo Química Arena não foi bom tecnicamente, mas reuniu os ingredientes de um clássico decisivo. Tensão, gols, provocação de Luciano no gol do Tricolor e confusão no gramado. O confronto só será decidido no Morumbi, em três semanas, com a promessa de novas emoções.
Depois da vitória do Corinthians na primeira partida, os times voltam a se enfrentar só no dia 16 de agosto, uma quarta-feira, no Morumbi. Se o São Paulo ganhar por um gol de diferença, o classificado para a decisão da Copa do Brasil sairá nos pênaltis. Ou seja, para avançar direto, o time terá que vencer por dois ou mais gols.
Antes, o Timão volta à Neo Química Arena para enfrentar o Vasco, às 18h30 (de Brasília) deste sábado, pela 17ª rodada do Brasileirão. No próximo domingo, às 11h, o São Paulo encara o Bahia, dentro de casa.
Poucas emoções na primeira etapa
O primeiro tempo foi morno em Itaquera. Isso porque Corinthians e São Paulo começaram o jogo com muito estudo, pouca inspiração e algumas chances criadas. Mesmo diante da torcida, o Timão se postou em campo de forma defensiva para tentar roubar a bola do Tricolor, que teve o domínio do meio-campo e trocou passes.
Mesmo com mais posse de bola, o time de Dorival Júnior levou pouco perigo à meta de Cássio. As melhores chances do São Paulo foram em arremates de longa distância, com Michel Araújo e Pablo Maia, além de uma cabeçada de Arboleda. Mais organizado, o Tricolor tentou, mas não conseguiu vencer a última linha de defesa corintiana. Além disso, perdeu Calleri, que sentiu uma lesão na coxa direita e saiu do clássico aos 24 minutos.
A equipe de Vanderlei Luxemburgo, por sua vez, abusou dos lançamentos diretos para o ataque. Os atacantes Róger Guedes e Yuri Alberto quase não tocaram na bola, mas Renato Augusto teve boa oportunidade. O meia arriscou chute colocado no canto esquerdo de Rafael, que espalmou bem. Nos primeiros 45 minutos, então, o desempenho ficou abaixo no Majestoso.
Gols saem no segundo tempo
Após o primeiro tempo ruim, a segunda etapa ganhou em emoção logo aos três minutos, no gol de Renato Augusto. O meia recebeu o passe na entrada da área, chutou cruzado e acertou a bola no cantinho direito de Rafael para fazer 1 a 0. Contudo, a alegria corintiana durou pouco tempo. Afinal, sete minutos depois, o São Paulo reagiu e deixou tudo igual no placar.
Juan tocou para Luciano, e o atacante bateu de chapa de fora da área. Então, a bola carimbou a trave direita e, na volta, o rebote tocou no pé de Cássio antes de entrar: 1 a 1. Daí em diante, o Tricolor cresceu no jogo, trocou passes e rondou a área alvinegra. Aos 27 minutos, o time visitante chegou com perigo. Alisson levantou a bola da direita para a segunda trave, Arboleda escorou de cabeça e Gil rebateu. Na sobra, o equatoriano chutou cruzado à esquerda do goleiro corintiano.
Contudo, a equipe de Dorival Júnior acabou sendo surpreendida pelo poder de decisão de Renato Augusto. Isso porque o meia do Timão voltou a brilhar, aos 36 minutos. Ele amorteceu o lançamento longo de Murillo no lado direito da área e finalizou de pico para garantir a vitória do Corinthians por 2 a 1 no primeiro jogo da semifinal.