- Mesmo com reservas, o City não teve dificuldades
- Esta é a segunda vitória do City sobre o Chelsea na semana
- Vantagem foi construída ainda no primeiro tempo
O Manchester City não tomou conhecimento do Chelsea e aplicou uma goleada de 4 a 0 neste domingo, no City of Manchester, em partida válida pela terceira fase da Copa da Inglaterra. Sem encontrar qualquer dificuldade, os Cityzens voltaram a vencer os Blues. No entanto, diferentemente do que foi no início da última semana pela Premier League, o Chelsea não foi páreo para a equipe de Manchester. A vitória classificou o City para a quarta fase da competição mais antiga do mundo. A equipe de Londres, por sua vez, está fora de forma precoce.
Embora com muitos reservas, o Manchester City conseguiu se impor no seu estádio e se aproveitou da fragilidade do adversário. Este, por sua vez, também com uma série de desfalques, mas não por conta de rodagem do elenco. E, sim, por lesões que assolam a equipe de Londres. Ainda no primeiro tempo, Mahrez abriu o placar em uma bela cobrança de falta. Minutos mais tarde, Julián Alvarez fez o segundo em cobrança de penalidade máxima. Antes do intervalo, Foden marcou o terceiro depois de uma bela jogada de ataque. Na etapa final, Mahrez fez mais um, em outra cobrança de pênalti e fechou o placar.
Passeio no primeiro tempo
A partida começou com a intensidade característica do City. Com a marcação alta e sem dar espaços, não demorou muito para abrir o placar. Mahrez, que vive grande fase, cobrou uma falta no ângulo de Kepa. Estava aberto o placar, aos 22 minutos. Sem dar espaço ao adversário por um minuto sequer, a equipe comandada por Pep Guardiola chegou ao segundo minutos depois. Havertz colocou a mão na bola em disputa pelo alto na área.
Foi então que o VAR chamou o árbitro, que marcou o pênalti. Na cobrança, Julián Alvarez fez o segundo. Então, nos minutos seguintes, Kepa evitou por duas vezes mais gols dos Cityzens. O goleiro dos Blues mostrou segurança nas intervenções. Mas, aos 37, não conseguiu evitar o gol de Foden, que recebeu cruzamento de Walker para marcar o terceiro gol do jogo antes do intervalo.
SECOND HALF | We're back under way! 👊
— Manchester City (@ManCity) January 8, 2023
🔵 3-0 🦁 #ManCity pic.twitter.com/SolTct3Jzx
Segundo tempo mais tranquilo
O ritmo na segunda etapa diminuiu bastante. Com grande vantagem e a classificação na mão, o City relaxou, mas manteve a marcação alta na partida. Embora com dificuldade, o Chelsea se soltou mais nos primeiros minutos e obrigou Ortega, que substituiu o brasileiro Ederson na meta do City, a fazer boa defesa em um desvio de Mount. Foi então que Guardiola começou a promover mudanças para dar mais poder físico ao time.
Assim, os minutos se passavam e o primeiro chute do Chelsea na partida não foi um prenúncio de reação. O City seguia controlando o jogo. A impressão que se dava era de que a qualquer momento o time de Guardiola poderia acelerar o jogo e marcar mais um. Dito e feito! Phil Foden recebeu na área e acabou derrubado por Koulibaly. O árbitro arcou pênalti. Mahrez cobrou com força para marcar o quarto gol do City e decretar a vitória e a classificação.
FULL-TIME | Through to the next round! 🏆
— Manchester City (@ManCity) January 8, 2023
🔵 4-0 🦁 #ManCity pic.twitter.com/znIZXiZcKK