• Marquinhos faz o gol da vitória do Brasil em Lima
  • Fernando Diniz mantém a Seleção 100% na competição
  • Brasil ainda teve dois gols anulados pelo VAR no jogo

O Brasil precisou usar todos os 90 minutos para vencer o Peru por 1 a 0 na noite desta terça-feira, no Estádio Nacional de Lima, pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. Em uma partida em que a Seleção Brasileira sob o comando de Fernando Diniz oscilou bastante, Marquinhos fez o gol do jogo no fim e manteve a equipe com 100% de aproveitamento e na liderança da competição.

Com seis pontos em dois jogos, o Brasil leva vantagem no saldo de gols sobre a Argentina, que também aparece com a mesma pontuação. Na próxima rodada, a Seleção Brasileira tem um encontro marcado com a Venezuela, na Arena Pantanal, no dia 12 de outubro. Já o Peru, vai a Santiago encarar o Chile.

Dois gols que não valeram

O primeiro tempo começou truncado. O Brasil buscou o ataque nos primeiros minutos, mas a defesa do Peru estava bem postada. Os donos da casa buscavam o contra-ataque e, muitas vezes, a bola longa, principalmente para Guerrero. O time comandado por Fernando Diniz era rápido e conseguia envolver o time peruano, mas sem sucesso na criação de jogadas de perigo.

Logo aos 15 minutos, o Brasil abriu o placar, em Lima. Raphinha estufou as redes de Gallese. Mas em um lance muito ajustado, o VAR anulou o gol. Isso porque Neymar, que recebeu o lançamento e tocou para Richarlison antes do gol, estava em posição irregular. O Peru, logo após o gol anulado, chegou pela primeira vez, mas nem sequer acertou o gol.

O time brasileiro, como dito acima, trocava passes rápidos e assustava Gallese vez ou outra. Dessa vez, aos 22 minutos de jogo, Raphinha achou Richarlison. O camisa 9 da Seleção Brasileira finalizou desequilibrado. A bola passou perto da trave de Gallese. Cinco minutos depois, Richarlison acertou. Mais uma vez, o Brasil abriu o placar. Bruno Guimarães cruzou e o 9 do Brasil fez de cabeça. Contudo, o VAR anulou o gol mais uma vez.

O Brasil ainda chegou duas vezes antes de terminar a primeira etapa. Na primeira, Neymar fez a jogada e finalizou com um chute cruzado. Gallese fez grande defesa. Minutos depois, no último lance, Rodrygo apareceu pela primeira vez. Em uma finalização parecida com a do companheiro, o atacante do Real Madrid chutou, mas a defesa conseguiu cortar antes de chegar em Gallese.

Brasil insiste e marca no fim

A primeira chegada do primeiro tempo foi do Peru. Mas assim como as poucas vezes em que foi ao ataque na primeira etapa, Tapia mandou para longe do gol de Ederson. O Brasil deu a impressão que começou com uma rotação mais baixa no segundo tempo. A agilidade dos jogadores de ataque sumiu e o jogo passou a ficar com muitas faltas e concentrado no meio-campo.

O time treinado por Fernando Diniz esteve duas vezes no ataque no período de quase 20 minutos. As duas vezes com Danilo. Na mais perigosa delas, o lateral-direito finalizou na rede pelo lado de fora. O lance assustou o goleiro peruano. Minutos depois, o melhor lance da Seleção no jogo. Em uma rápida troca de passes, Raphinha chutou de fora da área e Gallese fez mais uma grande defesa.

Foi então que os times voltaram a diminuir o ritmo. O Peru estava satisfeito com o empate, mas Fernando Diniz e seus comandados, não. O treinador passou a fazer trocas, principalmente no setor de ataque. Gabriel Martinelli foi um dos que entraram em campo. O jogador do Arsenal arrumou um escanteio aos 44 minutos. Na cobrança, Neymar colocou na cabeça de Marquinhos, que desviou para o gol. Era o gol da Seleção. O gol da vitória.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial