- Uruguaio decide mais uma para o Tricolor Gaúcho
- Bahia jogou melhor, mas pecou nas finalizações
- Grêmio chegou na terceira posição no Brasileiro
O Grêmio venceu o Bahia por 1 a 0 na noite deste sábado, na Arena, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em uma partida onde o Bahia mandou no jogo e finalizou três vezes mais do que o time da casa, o Tricolor Gaúcho usou um fator que poucos times tem neste Brasileirão: um atacante de nível par decidir. E foi isso que aconteceu.
Com gol de Suárez na segunda etapa, o time comandado por Renato Portaluppi chegou aos 56 pontos e assumiu a terceira posição na competição. Já o Bahia, com 37, está na 14ª posição. Na próxima rodada, os times volta a campo na quinta-feira. O Grêmio visita o Botafogo, enquanto o Bahia, em casa, recebe o Cuiabá.
Bahia tem as melhores chances
O primeiro tempo começou com o Bahia tomando conta das ações ofensivas. Com uma boa marcação, o time baiano conseguiu neutralizar as principais jogadas gremistas nos primeiros 10 minutos. Mas mais do que isso: o time chegou bem em um contra-ataque com Everaldo, que conseguiu finalizar com perigo. Kannemann interceptou a jogada antes que chegasse ao gol de Gabriel Grando.
Os minutos foram passando e o Grêmio foi melhorando também. O setor de meio-campo já conseguia trocar passes a construir as jogadas para chegar mais à frente. Luis Suárez, aos 16 minutos, e Renaldo, aos 23, foram os que chegaram mais perto do gol de Marco Felipe. O bom momento do Grêmio durou cerca de 10 minutos. Logo depois, voltou a ficar preso na marcação baiana.
O Bahia manteve o seu jogo e a estratégia do técnico Rogério Ceni desde o início. O Grêmio, na força e na técnica de Luis Suárez conseguiu sair, mas somente por 10 ou 15 minutos. Foi então que o Bahia, com Yago Felipe, finalizou ao gol de Gabriel Grando. Este sem perigo ao arqueiro gremista. Mas minutos depois, com Cauly, a finalização bateu no travessão e assustou o torcedor do Grêmio. Sem mais lances de perigo, os times foram para o vestiário em igualdade no placar.
Segundo tempo tem gol do Grêmio
O Grêmio voltou melhor no segundo tempo, mas só conseguiu ser perigoso aos dois minutos em uma bola parada Carballo, após cobrança de escanteio, desviou na primeira trave e a bola passou com muito perigo pela pequena área. Contudo, o Bahia seguia perigoso. Na resposta, a jogada foi pelo lado direito, de onde veio o cruzamento. Everaldo desviou de cabeça para a grande defesa de Gabriel Grando.
No segundo tempo, o jogo continuou mais ou menos com o mesmo panorama. O Bahia tinha as melhores chances, mas o Grêmio, diferentemente da primeira etapa, chegava. Suárez teve mais uma chance, quando recebeu em condições de finalizar, mas desperdiçou. No contra-ataque, Everaldo recebeu a bola depois de um contra-ataque rápido e chutou para mais uma defesa de Grando.
Os contra-ataque do Bahia eram perigosos e o time treinado por Rogério Ceni só não abriu o placar por conta da noite inspirada de Gabriel Grando. Everaldo, desta vez de cabeça, tentou mais uma e Grando fez uma grande defesa, mais uma. Foi então que o Grêmio, em uma das poucas saídas do time, chegou com Besozzi, que deixou Suárez na cara do gol. O uruguaio não desperdiçou, era o gol do Grêmio: 1 a 0.
O time do Bahia não se intimidou com o gol e seguiu em cima do Tricolor Gaúcho. Gabriel Xavier avançou pela direita e chutou de fora da área. Gabriel Grando fez mais uma grande defesa no jogo. O Tricolor Baiano continuou pressionando, mas o Grêmio baixou as linhas e se defendeu bem até o apito final do árbitro. Fim de jogo e vitória do Tricolor Gaúcho.