- Timão jogou com um a menos desde o início da partida
- Tricolor Gaúcho ficou para trás na briga pelo título brasileiro
- Corinthians ganha três pontos e se afasta do Z4
O Corinthians surpreendeu e venceu o Grêmio por 1 a 0 na tarde deste domingo, em Porto Alegre, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em uma partida onde o Timão perdeu Bruno Méndez, expulso, logo no início do duelo entre essas equipes, Romero foi o herói do time comandado pelo técnico Mano Menezes.
O tento na parte final do primeiro tempo deu ao Timão os três pontos tão importantes e que não vinham há duas rodadas. Foram dois jogos sem vencer, derrota para o Bragantino e empate com o Atlético-MG. Com os três pontos, o Corinthians foi aos 44 pontos e assumiu a 11ª colocação no torneio. Na próxima rodada, o Timão encara o Bahia, na Neo Química Arena.
Já o Grêmio permaneceu com os 59 pontos e se desgarrou do agora líder Palmeiras, que venceu o Internacional, no sábado. O Tricolor Gaúcho agora está em terceiro, embora com o mesmo número de pontos do Botafogo. Bragantino vem em seguida, também com o mesmo número de pontos. Na próxima rodada, o Tricolor Gaúcho encara o Atlético-MG fora de casa.
Expulsão e gol do Corinthians
O primeiro tempo começou com o Grêmio em cima do Corinthians. Com a possibilidade de dormir entre os líderes, a primeira chegada do Tricolor Gaúcho foi com Galdino. Depois de receber a bola, o atacante adiantou demais e Cássio se antecipou para pegar. Embora com as linhas adiantadas, o time da casa não conseguiu segurar a bola por muito tempo no campo de defesa do Timão.
Logo o time paulista já estava levando perigo ao gol de Gabriel Grando. Coube a Wesley finalizar uma jogada iniciada por Giuliano. Mas o jovem jogador chutou para fora. Logo depois desses lances de ambas as equipes, duas jogadas mudaram os rumos do jogo. Na primeira, Matheus Bidu sofreu um empurrão de João Pedro. O árbitro mandou seguir. Minutos depois, Bruno Méndez fez falta dura em João Pedro e acabou expulso.
Então, com um a mais, o Grêmio não fez outra coisa a não ser tomar conta das ações ofensivas. Lucas Besozzi chutou para fora e, logo depois, Galdino estufou as redes depois de uma jogada de Luis Suárez. Contudo, a arbitragem já havia marcado uma jogada irregular. O jogo estava se encaminhando para a parte final, quando o Corinthians passou a sair aos poucos do campo de defesa.
Foi então que aos 30 minutos Romero tabelou com Renato Augusto e conseguiu o escanteio. Era o gol do Corinthians. Na cobrança, a defesa do Grêmio tirou, mas Lucas Veríssimo colocou de volta na área, Romero aproveitou para colocar o Timão à frente no placar. O primeiro tempo ainda teve finalizações dos dois times, mas que não mudaram o placar.
Equilibrado e sem gols
O segundo tempo começou com o Grêmio buscando o empate em uma cobrança de falta de Suárez, logo nos primeiros minutos. Cássio fez grande defesa e evitou a igualdade no placar. Assim, com o ímpeto no início da etapa complementar, Galdino, minutos depois, fez o goleiro do Timão trabalhar mais uma vez. Sem conseguir sair da pressão inicial, o Corinthians ainda viu Luis Suárez desperdiçar outra chance. A bola foi para fora.
O jogo tinha um time atacando e outro se defendendo. Não havia outra saída para o Grêmio. Por isso, o Tricolor Gaúcho passou a acelerar o jogo e colocar o Corinthians ainda mais no campo defensivo. André Henrique, aos 17 minutos, cabeceou sozinho após cruzamento e jogou a chance que teve para fora. No minuto seguinte, Suárez, em mais um lance de perigo, desperdiçou. Cássio, então, caiu no chão e acabou dando lugar a Carlos Miguel.
O Grêmio, então, deu a impressão de ter cansado. Portanto, ficou com dificuldades de chegar com perigo ao gol de Carlos Miguel. A partida começou a melhorar após a expulsão de Bruno Alves. Os dois times, enfim, tinham o mesmo número de atletas. Assim, o time paulista passou a se arriscar mais no campo de ataque. Inclusive, desperdiçando uma boa chance com Romero.
Então, o Grêmio também teve chances, mas nenhuma com grande perigo, que desse a sensação de que sairia o gol de empate. Os torcedores foram ficando frustrados e o jogo começou a ficar mais nervoso, com faltas mais ríspidas e muita reclamação dos dois times. Por fim, sem conseguir empatar com os 11 minutos de acréscimo, o Tricolor Gaúcho viu o árbitro finalizando a partida.