- Atacante marca bonito gol e leva o Flamengo à vitória
- Com bom segundo tempo, Flamengo é premiado
- Victor Sá marca o único gol do Botafogo no clássico
O Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 1 na noite deste sábado, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Em uma partida tensa e movimentada, o Rubro-Negro conseguiu ir contra todos os prognósticos e, com um gol contra de Marlon Freitas no início do jogo, dificultou a vida do líder do Brasileirão. E então, de quebra, ainda derrubou uma invencibilidade de 100% de aproveitamento que o Glorioso sustentava em seu território.
Embora tenha empatado o jogo com Victor Sá após uma boa jogada de Tiquinho Soares, o Clube da Estrela Solitária deixou muito a desejar na segunda etapa. Com seus bons jogadores, o Flamengo foi superior e chegou à vitória após um lindo gol de Bruno Henrique, o principal jogador da partida. Portanto, a vitória levou o time treinado por Jorge Sampaoli aos 39 pontos. Neste momento, o time da Gávea se encontra na terceira colocação.
Os comandados de Bruno Lage perderam a invencibilidade, mas seguem na liderança isolada com 51 pontos ganhos, com 11 pontos na frente do segundo colocado, o Palmeiras. O Verdão, contudo, poderá diminuir essa diferença para oito pontos. Neste domingo, o clube paulista encara o Corinthians, na Neo Química Arena, em Itaquera.
Primeiro tempo movimentado
Botafogo e Flamengo começaram o clássico com bastante velocidade e intensidade. Os times brigaram desde os primeiros minutos pela bola. Mas quem abriu o placar foi o Flamengo. Logo no início da partida, Pedro avançou pelo meio e abriu a jogada para Wesley. O lateral-direito do Rubro-Negro cruzou e Marlon Freitas colocou a bola para dentro. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Flamengo.
O gol acordou ainda mais o Botafogo. Não que o time treinado por Bruno Lage estava mal, mas a estratégia era deixar a bola com o Flamengo para explorar os espaços. Entretanto, sair perdendo no início do jogo não estava nos planos do Alvinegro, que passou a dominar o jogo. Pedro ainda teve uma chance da entrada da área, mas isolou, Minutos depois, veio o empate. Gabriel Pires mandou na área e Tiquinho dominou. A bola chegou em Victor Sá, que chutou forte sem chances para Matheus Cunha. Era o 1 a 1.
A partir de então, o jogo voltou a ficar com o Flamengo. A bola passava de pé em pé entre os rubro-negros, que tentavam penetrar na defesa do Alvinegro. O Botafogo era muito perigoso nas jogadas de transição rápida. Entretanto, quem chegou com perigo foi o Flamengo. Gerson fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Bruno Henrique que, de primeira, mandou para o gol, Lucas Perri fez a defesa.
Para finalizar o primeiro tempo, Tiquinho Soares por pouco não virou o jogo. Cruzamento de Gabriel Pires, Victor Sá tocou de cabeça e o artilheiro do campeonato finalizou. A bola passou por Matheus Cunha, mas Fabrício Bruno salvou em cima da linha. Pelo lado do Flamengo, Bruno Henrique fez a jogada. O atacante do Rubro-Negro chutou forte da entrada da área e obrigou Perri a fazer grande defesa. Assim terminou o primeiro tempo.
Flamengo sobra no segundo tempo
O que muita gente especulou durante a semana não aconteceu. O Flamengo lento, sem competir, virou o senhor do jogo. O Rubro-Negro tomou conta das ações. Logo no início, Bruno Henrique arrancou e lançou Wesley, que pegou de primeira. A bola passou muito perto do gol de Lucas Perri. Em seguida, veio a resposta do Botafogo, sempre no contra-ataque. Lançamento para Victor Sá. Este chutou cruzado e Matheus Cunha fez a defesa.
As chances dos dois times eram quase que a cada três minutos. Aos oito foi a vez do Rubro-Negro perder uma boa chance com Pedro. O camisa 9 recebeu de Pulgar, mas chutou para fora depois de brigar pela bola na área. Minutos depois, sempre no contra-ataque, o árbitro marcou falta na entrada da área de Matheus Cunha. Eduardo cobrou com categoria, mas a bola foi para fora.
Por alguns minutos, o Glorioso tomou conta do jogo. Foram duas boas chegadas com Luis Henrique e Diego Costa. Na primeira, o garoto de General Severiano fez boa jogada e obrigou Matheus Cunha a fazer uma boa defesa. Dois minutos depois, Diego Costa mandou a bola para fora. Os dois lances mostraram um respiro do Glorioso que naquele momento era sufocado pelo Flamengo.
Foi então que aos 27 minutos, o camisa 27 do Flamengo, que já era o melhor em campo, fez a sua jogada característica. Pegou a bola na esquerda, levou para o meio e chutou de chapa. Era o gol do Flamengo no ângulo de Lucas Perri. O segundo gol do Flamengo no Nilton Santos. A partir daí, o Botafogo ensaiou uma pressão, mas não criou mais lances de perigo. Por fim, vitória do Flamengo.