• Höibraaten (contra), Kovacic e Bernardo Silva marcaram os gols
  • Equipe de Pep Guardiola não pôde contar com Haaland e De Bruyne
  • City e Fluminense se enfrentam na próxima sexta-feira, às 15hs

O Manchester City até que sofreu na primeira etapa, mas acabou deslanchando no segundo tempo e venceu o Urawa Reds Diamonds, do Japão, por 3 a 0, na tarde desta terça-feira, no King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita, em partida válida pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. Embora tenha dominado o primeiro tempo, o City encontrou dificuldades para furar a defesa japonesa.

Entretanto, sem que seus atacantes pudessem superá-los, o primeiro gol saiu através do zagueiro Höibraaten, que marcou contra depois de uma jogada do luso-brasileiro Matheus Nunes. Foi então que na segunda etapa o time de maior poder técnico e aquisitivo, e que tem o melhor treinador do mundo no banco, deslanchou. Kovacic e Bernardo Silva marcaram e sacramentaram a vitória e a classificação inglesa.

A vitória colocou o Manchester City, campeão da Champions League, contra o Fluminense, campeão da América. O confronto, mais aguardado do torneio, está marcado para a próxima sexta-feira, às 15hs. Não há vantagem para nenhuma das equipes. Vitória simples dá o título do Mundial. Em caso de empate, prorrogação. Assim, em caso de persistência do empate, o troféu será decidido nas penalidades máximas.

City pressiona

O Manchester City começou, como era de se esperar, dominando as ações no ataque. Com os 11 atrás da linha da bola, o Urawa Reds tentava marcar e sair com rapidez no contra-ataque. Para isso, tinha Kanté para fazer o pivô. Contudo, nos primeiros minutos, o time japonês deu alguns sustos, principalmente na marcação alta, que gerou desconforto na defesa do City. Ederson, inclusive, dividiu uma bola com o centroavante adversário em uma oportunidade.

A primeira chegada do time inglês foi em um chute de longe de Rodri. O volante arriscou e a bola passou por cima do gol de Nishikawa. Após o primeiro chute, aos sete minutos, o time treinado por Pep Guardiola passou a finalizar com mais frequência. Foden finalizou na defesa, enquanto Rodri, mais uma vez, chutou para fora. Contudo, nessa ocasião passou mais perto.

Ingleses aumentam a pressão

O tempo começou a passar e o time japonês parou de jogar e se limitou a ficar na defesa. Por conta disso, os ingleses empurraram ainda mais o Urawa Reds para a frente da área. Os escanteios ficaram mais frequentes. Em um deles, Grealish tentou o gol olímpico, mas Nishikawa espalmou. Logo depois, aos 30 minutos, a melhor chance até então: Bernardo Silva achou Matheus Nunes na área. O brasileiro/português conseguiu ganhar na dividida e chutar forte para a defesa de Nishikawa.

A pressão era forte e, assim como dito acima, as finalizações eram cada vez mais comuns. Nishikawa trabalhou novamente em um chute de Foden. Então, em um lance contra, os ingleses saíram do sufoco. Se os atacantes do time inglês não conseguiam furar a retranca, a ajuda veio dos adversários. Depois da jogada de Matheus Nunes, o meia cruzou e o zagueiro Höibraaten tentou cortar e abriu o placar para o Manchester City. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do City, o favorito da partida.

City deslancha no segundo tempo

E se o primeiro tempo foi tenso e com o Manchester City, o segundo tempo a equipe de Pep Guardiola ligou o modo rolo compressor. Isso porque o time japonês precisava sair para tentar o empate. Com espaço, os Citizens tiveram mais oportunidades, como a de Bernardo Silva logo aos dois minutos. Mas foi aos seis que Walker fez boa jogada e deixou Kovacic na cara do gol. O volante chutou no alto, na saída do goleiro Nishikawa. Era o segundo do City.

O gol de Kovacic não só deu tranquilidade ao time inglês, mas também desmoronou o Urawa Reds. Isso porque o time japonês não sabia mais como se comportar. Se saía para o ataque tentar diminuir o placar, ou se ficava na defesa para não tomar mais gols. Sem fazer uma coisa nem outra, viu o City continuar a pressão e perder um gol incrível com Matheus Nunes. Depois de boa jogada de Grealish pela esquerda. Ele cruzou na cabeça do luso-brasileiro, que cabeceou para fora.

Contudo, não fez muita falta o lance. Na jogada seguinte, saiu o terceiro gol do Manchester City. Aos 13 minutos, Matheus Nunes realizou boa jogada pela esquerda, cortou para o meio e chutou. Nishikawa fez ótima defesa. Na sobra, Bernardo Silva chutou da entrada da área. A bola ainda bateu na defesa antes de entrar à esquerda do arqueiro japonês.

Phil Foden, um dos melhores em campo, ditou o ritmo naquela ocasião e ainda foi para cima dos japoneses e criou uma boa chance aos 17 minutos. Grealish perdeu de frente para o arqueiro do Urawa Reds. Oscar Bobb, Kovacic e Julián Álvarez tiveram chance de ampliar, mas mandaram para fora. E assim terminou o jogo com a vitória e a classificação do City.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial