- Grêmio foi melhor no primeiro tempo
- Fortaleza dominou na segunda etapa
- Empate acabou de bom tamanho no jogo
O Grêmio enfrentou o Fortaleza na tarde deste domingo e não saiu do 0 a 0, jogando na Arena, em Porto Alegre, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes se alternaram no domínio da partida, mas não conseguiram transformar isso em gols. Pior para o Tricolor Gaúcho, que saiu de seu estádio sob fortes protestos da torcida. O empate deixou o Grêmio com oito pontos, em 11° lugar na classificação. Enquanto isso, o Fortaleza, ainda invicto, está com dez, em sexto lugar. Os dois times encaram Cruzeiro e Palmeiras, respectivamente, em casa, na próxima quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Final de jogo: #Grêmio 0x0 Fortaleza
— Grêmio FBPA (@Gremio) May 14, 2023
Nosso próximo compromisso será na quarta-feira, diante do Cruzeiro, pelo primeiro jogo das oitavas de final da #CopaDoBrasil2023.
🇪🇪 #GRExFOR pic.twitter.com/ONM12MrJ4I
Domínio do Grêmio no primeiro tempo
O Grêmio iniciou o jogo tomando a iniciativa das jogadas de ataque. Com isso, o Fortaleza sempre bem organizado teve dificuldades de se defender nos primeiros minutos. O Tricolor Gaúcho perdeu uma grande chance logo no início, com Vina. A bola foi de pé em pé até chegar no camisa 11 do clube gaúcho. Ao finalizar, viu o goleiro do Leão do Pici fazer grande defesa.
O Fortaleza foi acalmando o jogo aos poucos, mas não criou grande chance nos minutos seguintes. Romarinho tentou um chute de longe, que explodiu na defesa do Grêmio. Mesmo assim, minutos depois, foi a vez da equipe treinada por Renato Portaluppi tentar a jogada. Pepê chutou de fora da área depois da jogada de Suárez dar errado. Mas a bola bateu na defesa e foi para a linha de fundo.
Então, depois de equilibrar as ações, o Fortaleza começou a criar mais jogadas e a finalizá-las. Isso apareceu na cabeçada de Lucero, que mesmo que tenha sido fraca e tenha ido para fora, assustou os torcedores do Tricolor Gaúcho presentes na Arena. Suárez tentava levar o Grêmio ao ataque, mas esbarrava na boa tarde da defesa cearense. O craque uruguaio tentou em um lance de falta, mas cobrou mal.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Grêmio quase abriu o placar com Villasanti. O meia gremista chutou e João Ricardo deu rebote. Bittelo por pouco não conseguiu pegar. Era a chance do time da casa. Antes mesmo de terminar a primeira etapa, João Ricardo fez uma ótima intervenção no chute de Luis Suárez. O camisa 9 foi um dos destaques do primeiro tempo do jogo.
⏱️ Fim de jogo em Porto Alegre. O Fortaleza empata com o Grêmio fora de casa, soma mais um ponto e mantém a invencibilidade do Leão no @brasileirao. #FortalezaEC #Brasileirão pic.twitter.com/KICMVh83yA
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) May 14, 2023
Domínio do Fortaleza no segundo
Depois de um primeiro tempo com um leve domínio dos donos da casa, o Fortaleza tomou conta do jogo na segunda etapa. Embora o Grêmio tenha tido a maior posse de bola nos minutos iniciais, o time treinado por Renato Portaluppi não conseguiu transformar essa posse de bola em finalizações ao gol de João Ricardo. Assim, o Fortaleza foi gostando do jogo.
Saindo de trás com organização e tranquilidade, o time do nordeste aos poucos foi tomando conta das ações ofensivas. Calebe foi o primeiro a exigir grande defesa de Gabriel Grando. O goleiro do Grêmio espalmou o chute do atacante do time cearense. Naquele momento, os torcedores do Grêmio se assustaram. A partida da entrada de Yago Pikachu, o Fortaleza passou a ter a posse e a finalizar as jogadas.
Ceballos, Romarinho, Pochettino e o próprio Pikachu tiveram a chance de abrir o placar na Arena do Grêmio, mas erraram na finalização. O Grêmio só foi levar perigo ao se lançar todo ao ataque nos minutos finais. Galdino e Nathan não conseguiram levar o Tricolor Gaúcho à vitória. Assim, o time acabou saindo de campo sob protestos da torcida presente ao estádio.