- Ganso e Nathan marcam para o Tricolor, e Gabigol diminui para o Fla
- Jogo é nervoso desde o começo e tem expulsões para os dois lados
- Com a derrota, Rubro-Negro perde invencibilidade e cai para quarto
Em clássico agitado e nervoso, o Fluminense venceu o Flamengo, neste domingo, por 2 a 1, no Maracanã, pela rodada 27 do Brasileirão. O Tricolor das Laranjeiras abriu o placar com Ganso, de pênalti, no primeiro tempo e ampliou na etapa final com Nathan, de cabeça. O Rubro-Negro descontou com Gabigol no fim, mas ficou nisso.
Com a vitória, o Fluminense reagiu após a eliminação na Copa do Brasil. Isso porque o resultado colocou o Tricolor como vice-líder do Brasileirão, mas aguarda o jogo do Internacional nesta segunda-feira. A equipe de Fernando Diniz alcançou os 48 pontos e ficou a seis do Palmeiras, que pega o Santos ainda neste domingo.
Por outro lado, o Flamengo perdeu a invencibilidade que durava 19 partidas. O última revés do time com o técnico Dorival Júnior tinha sido para o Corinthians, no dia 10 de julho. Assim, o Rubro-Negro caiu para a quarta posição, com 45 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Athletico-PR.
Ganso abre o placar em cobrança de pênalti
O jogo foi tenso desde o início, com muitas divididas e discussões nos lances. David Braz, que estava no banco de reservas, reclamou com o árbitro Raphael Claus, ganhou o amarelo, continuou falando e acabou expulso.
Com a bola rolando, o primeiro tempo do Fla-Flu foi movimentado e com boas oportunidades para as duas equipes. Contudo, quem abriu o placar foi o Fluminense. Após dividida na área com Santos e Léo Pereira, Cano foi derrubado e o árbitro marcou pênalti. Ganso bateu bem, deslocando o goleiro e fazendo 1 a 0.
Nathan amplia para o Flu, e Gabigol diminuiu no final
No segundo tempo, o Flamengo jogou no campo de ataque, criou chances e parou na boa atuação de Fábio. O goleiro tricolor brilhou com grandes defesas em finalizações de Arrascaeta. O Fluminense se fechava bem e explorava os espaços deixados pelo rival.
Aos 30, Ganso bateu falta rápida, e Cano recebeu na área. O atacante cruzou para Martinelli, mas a bola passou para o outro lado. Ele, então, cruzou na segunda trave para Nathan completar de cabeça: 2 a 0.
Atrás no placar o Fla foi para o tudo ou nada e empatou o jogo aos 37. Everton Ribeiro cruzou pela direita e achou Cebolinha na segunda trave. O atacante escorou para trás, e Gabigol empurrou para a rede: 2 a 1.
Fla-Flu tem quatro expulsões no fim do clássico
Depois disso, aos 40 do segundo tempo, o clima esquentou totalmente. Ocorreu uma confusão entre os jogadores quando Marinho fez falta em Ganso. Felipe Melo empurrou o atacante do Flamengo, mas o árbitro expulsou Manoel e Marinho.
Além disso, no tumulto, Caio Paulista encostou a cabeça no rosto de Everton Cebolinha, que agarrou o jogador tricolor pelo pescoço. Os quatro jogadores levaram o cartão vermelho. A partir daí, o Rubro-Negro pressionou demais em busca do empate, cruzou várias bolas na área, mas foi em vão.
Na próxima rodada, no dia 28 de setembro, o Fluminense recebe o Juventude, às 19h (de Brasília), pela 28ª rodada do Brasileirão. O Flamengo, por sua vez, encara o Fortaleza, no mesmo dia e hora, mas na Arena Castelão. A distância para os jogos acontece por causa da Data Fifa.