- Equipe treinada por Ramon Menezes jogou bem na estreia
- Brasil está na segunda colocação do Grupo, atrás da Colômbia
- Miranda, do Vasco, marcou o único gol da Seleção Brasileira
O Brasil estreou bem nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Nesta segunda-feira, os comandados de Ramon Menezes venceram os EUA por 1 a 0, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, em partida válida pela primeira rodada do Grupo B da competição. Embora tenha demorado e mostrar um bom futebol, a Seleção Brasileira se mostrou muito segura e, aos poucos, foi desenvolvendo o seu jogo.
Miranda, zagueiro do Vasco, marcou o único gol do jogo. Com o resultado, a Seleção de Ramon Menezes conquistou os seus primeiros pontos no torneio e se encontra na segunda colocação de sua chave. Isso porque a Colômbia venceu Honduras por 2 a 0 e assumiu a ponta. Na próxima rodada, o Brasil encara a Colômbia pela liderança da chave. A partida está marcada para a próxima quinta-feira.
O jogo
O primeiro tempo não teve muitas emoções. Isso porque os times não conseguiram desempenhar um futebol, talvez por conta da estreia. Muitos erros de passe e preocupação com a defesa. O Brasil dominou as ações ofensivas na maior parte do primeiro tempo, mas não conseguiu transformar esse domínio em gol. Apenas uma chance os meninos do Brasil criaram: Igor Jesus chutou de fora da área e obrigou o goleiro Antonio Carrera a fazer uma grande defesa. Antes de terminar a primeira etapa, os EUA tentaram com DiPietro, mas Michel salvou após passar pelo arqueiro canarinho.
O segundo tempo foi completamente diferente do primeiro. Assim, o Brasil começou pressionando desde os primeiros minutos. O time parecia mais solto e, com isso, as jogadas de perigo foram aparecendo aos montes. Primeiro, com Guilherme Biro, aos seis, e com Matheus Nascimento, em duas oportunidades: aos 15 e aos 20. Em todas elas, Antonio Carrera fez boas defesas. A pressão deu resultado aos 41 minutos, quando Biro levantou na área, Matheus Dias desviou e Miranda completou de cabeça. Era o gol da vitória do Brasil. O gol que dava tranquilidade aos meninos para a sequência da competição.