- Tiquinho Soares marcou os dois gols da partida
- Glorioso foi melhor durante toda partida no Rio
- Com 25 pontos, o Botafogo segue líder do Brasileiro
O Botafogo venceu o Fortaleza por 2 a 0 na noite deste sábado, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Sem levar muitos sustos, o time treinado pelo português Luís Castro se comportou como um verdadeiro líder do campeonato e não deu chances para o Fortaleza. O time cearense, por sua vez, nem de longe foi o time competitivo que costuma ser.
Tiquinho Soares foi o nome da partida. Com os dois gols marcados, o atacante chegou a oito tentos, portanto, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro. Somente nesta temporada, foram 19 bolas nas redes adversárias. Com a vitória, o Botafogo chegou aos 24 pontos, abrindo, assim, cinco de vantagem para o segundo colocado, o Palmeiras, que tem 19. O Leão do Pici tem 14 pontos e ocupa a 10ª colocação na tabela.
Primeiro tempo sem grandes sustos
O jogo começou e poucos segundos depois Rafael arriscou de fora da área e fez o goleiro João Ricardo fazer a primeira defesa. Não era nem um minuto de jogo e o Glorioso, líder do campeonato, já dava sinais de que mandaria no jogo. E assim foi, mais ou menos desse jeito no restante da primeira etapa. O time treinado pelo português Luís Castro, então, comandou as principais ações no duelo.
Assim, com as características bem definidas, os jogadores do Botafogo só finalizam se estiverem com muitas condições de gol. Por conta disso, a segunda finalização do Glorioso veio com Tiquinho Soares, que desviou na defesa. No lance seguinte, Eduardo sofreu falta muito próximo da área e Cuesta bateu. A bola passou muito perto da trave de João Ricardo.
A primeira chegada do Leão do Pici foi com Hércules, que recebeu em condições de finalizar, mas chutou em cima de Adryelson. Minutos depois, o Botafogo chegou novamente. Tchê Tchê fez boa jogada. O meia cruzou na cabeça de Tiquinho, que finalizou fraco, nas mãos de João Ricardo. Aos 32 minutos, Adryelson teve a melhor chance do Glorioso: Após falta cobrada na área, o zagueiro subiu e cabeceou para a defesa do arqueiro.
Foi então que o Botafogo abriu o placar, com Tiquinho Soares. Marlon Freitas fez a jogada e cruzou. Brítez tentou cortar e serviu para o atacante. Ele dominou e tocou na saída do goleiro João Ricardo, que nada pôde fazer. Era o gol do Botafogo antes de terminar a primeira etapa.
Botafogo domina o segundo tempo
Luis Henrique foi o primeiro a aparecer no segundo tempo. O atacante chegou com ímpeto e finalizou para a defesa de João Ricardo. O lance parece que despertou o Fortaleza na partida. A partir dos nove minutos, a equipe treinada por Juan Pablo Vojvoda teve o seu melhor momento no jogo. Galhardo obrigou Perri a fazer uma boa defesa. Assim, na sobra, Pochettino mandou para fora.
A equipe cearense cercou o Glorioso em seu campo defensivo por alguns minutos, mas não conseguiu criar chances de gol neste período. Assim que o Botafogo conseguiu sair da pressão, o árbitro marcou pênalti após ver uma mão na bola. Tiquinho Soares foi para a cobrança. O camisa 9 bateu e João Ricardo defendeu, no rebote, Lucero cortou errado e o próprio Tiquinho mandou para as redes. Era o segundo gol do Alvinegro.
Então, com dois gols de vantagem, a equipe da casa ficou mais à vontade. Minutos depois, Victor Sá por pouco não ampliou em boa jogada pela esquerda. Eduardo também finalizou no lance seguinte, mas parou em João Ricardo. A partida ficou toda nas mãos do time da casa, que passou a perder chances de gol nos minutos seguintes. Mesmo com as mudanças, o panorama não mudou. Foi só esperar o apito do árbitro e comemorar.