- Aos 34 anos, francês conquista o troféu pela primeira vez
- Sadio Mané e De Bruyne completam o Top-3 na premiação
- Vinicius Junior fica em oitavo e é o melhor brasileiro na lista
Antes de tudo, vamos falar sobre a Bola de Ouro de 2022. Isso porque o atacante Karim Benzema, do Real Madrid, foi o vencedor do prêmio concedido pela revista ‘France Football’ ao melhor jogador da temporada 2021/22. Então, o francês de 34 anos conquistou pela primeira vez o troféu.
Além disso, Sadio Mané, do Bayern de Munique, e Kevin de Bruyne, do Manchester City, completaram o Top-3 da premiação francesa. Lewandowski, do Barcelona, e Salah, do Liverpool vieram na sequência da lista de melhores jogadores. O atacante Vini Jr. foi o brasileiro mais bem colocado, em oitavo.
Ao todo, Benzema disputou 46 jogos, fez 44 gols e deu 15 assistências na última temporada. Além disso, o atacante foi o destaque do Real Madrid nos títulos da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol e das Supercopas da Europa e da Espanha. Ele virou, aliás, o jogador mais velho a vencer o prêmio. As informações são do site ‘Globo Esporte’.
– Estou pensando de quando era pequeno, de todo trabalho, que nunca deixei de fazer. Era sonho de criança. Cresci com isso na minha cabeça e depois tive a toda motivação na minha vida: Zidane e Ronaldo – afirmou o jogador, ao se referir aos ex-jogadores, que estavam presentes na cerimônia em Paris.
Então, com o troféu de Benzema, a França chegou à sétima Bola de Ouro na história e empatou com a Argentina. Antes de atacante do Real Madrid, Raymond Kopa (1958), Platini (1983, 1984 e 1985), Papin (1991) e Zidane (1998) também foram premiados. Do lado argentino, Lionel Messi venceu em sete edições.
Confira os 10 primeiros da Bola de Ouro 2022:
- Benzema (Real Madrid)
- Mané (Bayern de Munique)
- Kevin De Bruyne (Manchester City)
- Lewandowski (Barcelona)
- Salah (Liverpool)
- Mbappé (PSG)
- Courtois (Real Madrid)
- Vini Jr. (Real Madrid)
- Modric (Real Madrid)
- Haaland (Manchester City)
Confira, portanto, os outros prêmios:
- Bola de Ouro Feminina: Alexia Putellas (Barcelona)
- Troféu Yashin (melhor goleiro) – Courtois (Real Madrid)
- Troféu Kopa (melhor jovem) – Gavi (Barcelona)
- Clube do ano: Manchester City
- Troféu Gerd Müller (artilheiro da temporada): Lewandowski (Barcelona)
- Prêmio Sócrates (ações solidárias): Sadio Mané (Bayern de Munique)