- Pablo marca o único gol do jogo em cobrança de falta
- Maringá joga com um a mais, mas não consegue empate
- Equipe do técnico Cuca tem a vantagem para finalíssima
O Athletico venceu o Maringá por 1 a 0 na tarde deste sábado, no estádio Willie Davids, em Maringá, na partida de ida da final do Campeonato Paranaense. Em um jogo muito parelho, a equipe da casa não conseguiu usar o fator campo para obter a vantagem para o jogo de volta. Mas mais do que isso: o Dogão jogou boa parte do jogo com um homem a mais e, mesmo assim, não conseguiu empatar a partida.
Coube a Pablo, o centroavante e ídolo do Furacão abrir o placar em cobrança de falta e decidir a partida. Portanto, para o próximo jogo, o placar deu boas condições para o time treinado pelo técnico Cuca levantar o troféu. Isso porque, para o confronto do dia 6 de abril, na Ligga Arena, o Furacão precisa apenas de um empate para conquistar o título.
Para o Maringá, apenas a vitória por dois ou mais gols interessa. Em caso de diferença de apenas um gol, a decisão do título será nas penalidades máximas. Vale lembrar, então, que o gol marcado fora de casa não é critério de desempate. O Athletico Paranaense luta pelo bicampeonato estadual.
O jogo
O jogo começou com o time da casa na pressão. Inclusive, as melhores chances do primeiro tempo foram do Maringá. Entretanto, com o jogo bastante truncado, os lances de perigo só começaram a surgir depois dos 30 minutos. Zé Vitor foi o primeiro a assustar Bento com uma cobrança de falta. O mesmo Zé Vitor ainda tentou de cabeça, aos 41, que Pedro Henrique tirou em cima da linha. Esquivel e Pablo foram os únicos a finalizar para o Furacão, mas todos sem perigo.
O segundo tempo teve o Furacão mais efetivo no ataque. Isso porque o time passou a finalizar mais. Cuca adotou a estratégia de sair nas jogadas de transições rápidas. Canobbio assustou o arqueiro do Dogão, mas a bola foi fraca para o gol. O time da casa, por sua vez, não conseguia chegar ao goleiro Bento. Tinha mais a bola, mas não era contundente.
Foi então que em um contra-ataque, aos 32, que Canobbio foi derrubado na entrada da área. Pablo pegou a bola para bater e marcou o primeiro gol do jogo: 1 a 0. O Athletico se viu em apuros quando Pedro Henrique levou cartão vermelho. Aos 41, Max Miller por pouco não empatou o jogo. Contudo, Bento fez a defesa. Mesmo com uma enorme pressão, o placar seguiu 1 a 0 para o Furacão.
O Athletico se prepara agora para a sua estreia na Copa-Sul-Americana. O Furacão joga contra o Sportivo Ameliano na próxima terça-feira, no La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.