- Camisa 10 abre o placar de pênalti e cria uma grande jogada no terceiro gol
- Julián Álvarez marca o segundo em lance de raça e fecha a vitória por 3 a 0
- Argentinos esperam por França ou Marrocos na decisão da Copa do Mundo
A Argentina venceu a Croácia por 3 a 0, nesta terça-feira, no estádio Lusail, e se classificou para a final da Copa do Mundo. Lionel Messi, de pênalti, abriu o placar, e Julián Álvarez, após arrancada em lance de raça, ampliou no primeiro tempo. Em jogada de gênio, já na segunda etapa, o camisa 10 chamou Gvardiol para dançar e tocou para Álvarez fazer o terceiro gol. Ou seja, a equipe comandada pelo técnico Lionel Scaloni mostrou que é competitiva ao eliminar a seleção que passou pelo Brasil nos pênaltis, nas quartas de final.
Com o resultado, a seleção albiceleste ficou a um jogo de acabar com uma espera que já vem desde 1986, quando foi bicampeã mundial. A grande decisão vai ser contra França ou Marrocos, que jogam nesta quarta-feira. O duelo, aliás, marcará a última chance de Messi conquistar a Copa que falta para coroar a sua carreira.
Argentina sai na frente com gols de Messi e Álvarez
Com a bola rolando, a primeira chegada foi da Argentina. Molina recebeu pelo lado direito, cruzou da linha de fundo, mas a bola passou por toda área adversária. Aos 4 minutos, a Croácia tentou responder. Modric abriu o jogo com Perisic na esquerda, e o meia levantou na área para Martínez sair e defender. Até os 23 minutos, foram poucas finalizações das duas seleções, mas a Croácia teve leve controle do jogo.
Aos 24, a Argentina, enfim, chutou a gol. Enzo Fernández dominou na entrada da área, ajeitou para a direita e bateu para a defesa em dois tempos de Livakovic. Contudo, a seleção croata seguiu em cima e chegando com perigo. Aos 30, Perisic recebeu na esquerda, cortou para o meio no esquerda da área, mas chutou por cima.
Em seguida, a Argentina conseguiu um pênalti. Julián Álvarez recebeu a bola longa no ataque, atrás da zaga croata, e foi derrubado por Livakovic antes de tocar na saída do goleiro. A zaga evitou que a bola entrasse, mas o árbitro marcou a penalidade. Messi cobrou firme, no canto esquerdo do goleiro, que caiu no lado certo, mas não pegou a bola alta: 1 a 0, aos 33 minutos.
Então, aos 38 minutos, a Argentina ampliou o placar. No contra-ataque do escanteio croata, Messi passou por Brozovic e Julián Álvarez avançou até a área. Juranovic errou o corte, Sosa também, e Álvarez ganhou na raça para finalizar na pequena área: 2 a 0 com um golaço. A equipe sul-americana continuou na pressão e quase marcou o terceiro. Aos 41, Mac Allister recebeu o cruzamento na primeira trave e desviou de cabeça, mas Livakovic fez grande defesa. Os hermanos foram para o intervalo com grande vantagem.
Messi faz jogada espetacular, e Álvarez marca 3 a 0
No segundo tempo, o técnico Zlatko Dalic voltou com duas alterações e colocou Vlasic e Orsic em campo. Com 5 minutos, ainda botou Petkovic, autor do gol de empate contra o Brasil. Assim, a Croácia tentou ir para cima, mas não conseguiu finalizar a gol. Aos 12, a Argentina chegou com perigo. Messi fez jogada individual na entrada da área e tabelou pelo lado esquerdo.
O camisa 10, então, recebeu a bola de volta e chutou em cima do goleiro. O craque argentino, aliás, jogou com dores na parte interna da coxa esquerda. Aos 16, a Croácia respondeu. Modric levantou na área, e Lovren subiu para cabecear. O zagueiro desviou, e Martínez tirou de soco. A bola sobrou na área, mas defesa afastou.
Até os 20 minutos, a Croácia teve mais posse de bola que os argentinos, mas não acertou o gol. Aos 23 minutos, então, os argentinos chegaram ao terceiro gol em jogada espetacular de Messi. O camisa 10 recebeu a bola na esquerda, deixou Gvardiol para trás com um drible de corpo e entrou na área. Depois, ele tocou de direita para trás, e Álvarez bateu rasteiro: 3 a 0.
Atrás no placar, a Croácia tentou diminuir o placar, mas seguiu falhando na hora de finalizar. Aos 37 minutos, aliás, a Argentina quase fez o quarto. Em cobrança de falta rápida, Dybala ajeitou por cima para Mac Allister na área. Porém, o volante finalizou de primeira para fora. Em seguida, a Croácia perdeu grande chance. Perisic recebeu o cruzamento na primeira trave e desviou. Lovren se esticou na segunda trave, mas não completou. A Argentina, então, só controlou o jogo para confirmar a vaga na final da Copa!