• Joaquim faz golaço de fora da área para virar a partida em 2 a 1
  • Expulsão de Gerson no primeiro tempo prejudica o Rubro-Negro
  • Pedro abre o placar para os cariocas, mas Nonato faz para o Peixe

O Santos venceu o Flamengo por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira, no Mané Garrincha, em Brasília. O Rubro-Negro largou em vantagem com Pedro, mas levou o empate em gol de Nonato. Contudo, o time carioca ficou com um a menos após expulsão de Gerson ainda na etapa inicial. No fim, Joaquim acertou um chute seco, no canto direito de Rossi para virar a partida. Nos acréscimos, Bruno Henrique ainda foi expulso por reclamação.

Com a vitória, o Santos alcançou 37 pontos e abriu 5 do Goiás, o primeiro time na zona de rebaixamento do Brasileirão. A equipe esmeraldina joga nesta quinta e pode reduzir a diferença. Contudo, o Peixe não poderá ser ultrapassado na rodada. Após nova derrota, o Flamengo fica com 50 pontos e na sexta posição na tabela.

Fla marca, leva empate e tem Gerson expulso

No primeiro tempo, o Santos começou melhor, tentou pressionar a defesa do Flamengo e levou perigo com finalizações. Aos poucos, o Rubro-Negro se encontrou no campo e teve o controle da partida. Então, abriu o placar aos 20 minutos. Arrascaeta cobrou o escanteio na primeira trave, Lucas Braga desviou para trás e Pedro completou para o gol embaixo da trave: 1 a 0.

No entanto, aos 32 minutos, após erro de passe de Thiago Maia no meio e contra-ataque do Santos, Soteldo sofreu falta de Wesley na intermediária pela esquerda. O camisa 10 cobrou a falta na área, Luiz Araújo afastou mal, Gerson disputou pelo alto, não tira a bola, e Jean Lucas desvia para Nonato. O meio-campo, então, chuta cruzado e rasteiro, sem chances para Rossi: 1 a 1.

Em seguida, aos 41, Gerson foi expulso depois de deixar o braço no rosto de Julio Furch. O árbitro tinha dado apenas cartão amarelo, mas, após análise do lance na tela do VAR, considerou o lance para vermelho. O jogo seguiu aberto até o fim da etapa, com Pedro cabeceando na área para uma grande defesa de João Paulo.

Santos arranca a virada no final do jogo

Na etapa final, o ritmo de jogo caiu e as chances criadas diminuíram. Mesmo tendo um jogador a mais em campo, o Santos não conseguiu se impor diante de um Flamengo recuado. Com 10 homens, o time carioca também não demonstrou perigo no ataque.

Quando o jogo parecia caminhar para o empate, o Peixe arrancou a virada aos 43 minutos. Joaquim recebeu a bola na intermediária, Thiago Maia não chegou para pressionar e o zagueiro soltou a pancada no canto direito de Rossi, que não conseguiu defender: 2 a 1.

Nos acréscimos, aos 50, Bruno Henrique recebeu cartão amarelo após fazer falta em Soteldo, reclamou com o árbitro e foi expulso. Torcedores do Flamengo revoltados atiraram garrafas e copos de água no campo, que atingiram o árbitro e o atacante rubro-negro. O jogo terminou logo na sequência, e o Santos celebrou uma importante vitória na luta contra o rebaixamento.

O Santos volta a campo na próxima segunda, quando terá pela frente o Cuiabá, na Vila Belmiro. No domingo, o Flamengo vai ao Castelão para encarar o Fortaleza. Os jogos valem pela 32ª rodada do Brasileirão.