• Em jogo de seis gols, Cruz-Maltino consegue a vitória nos pênaltis
  • Vegetti (2) e Lucas Piton marcaram os gols do Vasco em São Januário
  • Vasco aguarda o sorteio para saber o adversário nas oitavas de final

O Vasco venceu o Fortaleza nos pênaltis, por 5 a 4, após empate entre os times, por 3 a 3, na noite desta terça-feira, em São Januário, no Rio de Janeiro, na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O duelo entre os times não foi como o torcedor vascaíno esperava. Isso porque, em grande parte, teve um domínio do Laion.

Entretanto, o Cruz-Maltino, ciente que tecnicamente estava abaixo da equipe de Juan Pablo Vojvoda, usou a sua principal arma: a torcida nas arquibancadas de sua casa. O Fortaleza, por sua vez, foi para cima e abriu o placar logo no início com Marinho, em um chute cruzado, Léo Jardim falhou no lance. Entretanto, Marinho pôs a mão na bola dentro da área minutos depois. Pênalti, que Vegetti cobrou e empatou.

Na segunda etapa, Lucero colocou o Laion à frente mais uma vez. Contudo, mais uma vez, em um contra-ataque, sem demorar muito, o Vasco empatou novamente. Vegetti, desta vez, de cabeça. A virada do Cruz-Maltino, então, veio após um lindo passe de Payet para Lucas Piton. O gol foi até parecido com o de Marinho, também com falha de João Ricardo. O empate chegou no fim do jogo. Hércules, de fora da área, deixou tudo igual.

Nos pênaltis, portanto, brilhou a estrela de Léo Jardim. O goleiro pegou a cobrança de Kervin Andrade, a última da série de cinco. Assim, classificou o Vasco para as oitavas de final da Copa do Brasil. Agora, então, o time aguarda o sorteio da CBF para saber o seu adversário na próxima fase.

Fortaleza domina, Vasco resiste

O primeiro tempo começou com o Fortaleza tomando conta das ações. Como dito acima, o Vasco tinha consciência de suas limitações e esperou o Laion em seu campo de defesa. A estratégia era roubar a bola e sair em velocidade para o ataque. Ou, conseguir chegar na frente para cruzar as bolas para Vegetti, principal referência no ataque vascaíno.

Contudo, quem começou atacando foi o Laion. Logo no primeiro minuto, Marinho recebeu em ótimas condições de finalizar, mas chutou errado e a bola foi para fora. Mas minutos depois, Pochettino achou o atacante pela direita. O jogador, ex-Flamengo, levou para a área e chutou cruzado para abrir o placar. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Fortaleza.

A vantagem do time visitante não demorou muito. Isso porque o Vasco empatou em seguida. Depois de um cruzamento na área, Marinho tentou tirar com o peito, mas a bola bateu no braço do atacante. Com o auxílio do VAR, o árbitro marcou a penalidade. Vegetti pegou a bola, cobrou e marcou o gol de empate: 1 a 1.

Depois o que se viu foi uma grande pressão do Fortaleza. Nos contra-ataques, o Vasco tentava responder, mas teve apenas uma chance com Adson. que finalizou para fora do gol de João Ricardo. Pelo lado da equipe cearense, Léo Jardim fez boas intervenções e manteve o placar empatado na saída para o intervalo.

Jogo esquenta no segundo tempo

A segunda etapa reservou grandes emoções para os jogadores e torcedores presentes em São Januário. Logo no início do segundo tempo, o Fortaleza chegou ao segundo gol. Em um bom contra-ataque, a bola veio cruzada da direita. Pochettino tocou e, na pequena área, Lucero tocou para o gol. Depois de muita confusão, o gol foi validado pela arbitragem, com o auxílio do VAR: 2 a 1.

Assim como no primeiro tempo, o Vasco não ficou muito tempo atrás no placar. Embora estivesse levando uma grande pressão do Laion, no primeiro contra-ataque que encaixou, Payet deixou Pumita em condições de cruzar na cabeça de Vegetti. O Pirata empatou o jogo mais uma vez para o Cruz-Maltino. O jogo, então, ganhou mais equilíbrio. O time da casa, empurrado por sua torcida, ficou mais com a bola.

A melhora do time da casa resultou em gol: em mais uma jogada rápida, a bola mais uma vez ficou com Payet. O meia francês deu um lindo passe para Lucas Piton, que chutou cruzado. A bola passou por baixo do goleiro João Ricardo. Falha, inclusive, bem parecida com a de Léo Jardim no primeiro tempo: 3 a 2.

Foi então que Juan Pablo Vojvoda colocou o seu time para frente. O empate poderia ter saído após uma disputa de bola, que resultou em um suposto toque de mão de Maicon. O árbitro deu a penalidade, mas voltou atrás após consulta no vídeo. Entretanto, minutos depois, Hércules recebeu na entrada da área e chutou colocado, no canto direito de Léo Jardim. Era o 3 a 3. No último lance. Léo Jardim salvou o chute de Moisés e levou a decisão para as penalidades.

Léo Jardim brilha

Payet abriu a série de cinco para o Vasco. Cobrou com perfeição e abriu o placar. Lucero foi o primeiro do Fortaleza e empatou. Sforza, o volante, pegou a bola para bater o segundo. Deslocando o goleiro João Ricardo, fez mais um. Naquele momento, Vasco na frente. Yago Pikachu correu para a batida e foi outro que deslocou o goleiro. Empate em 2 a 2.

Lucas Piton partiu para a terceira cobrança e fez mais um para o time da casa. Hércules cobrou no alto e fez mais um para o Laion. Pumita Rodríguez fez o quarto do Vasco. Zé Welison se apresentou para a quarta batida do Fortaleza. Deslocou Léo Jardim e deixou a série empatada. Vegetti fechou com perfeição, também, a série de cinco. Kervin cobrou o quinto do Laion e Léo Jardim fez a defesa. Vasco classificado.