• Cano abre o placar para o Flu; Bitello e Ferreira marcam para o Grêmio
  • No segundo tempo, cada equipe teve um gol anulado por impedimento
  • Gaúchos assumem provisoriamente a segunda posição do campeonato

O Grêmio venceu o Fluminense de virada, por 2 a 1, na tarde deste domingo, na Arena, e voltou a ganhar pelo Brasileirão após duas partidas. Em jogo movimentado, Cano marcou primeiro para o Fluminense, mas Bitello e Ferreira, também no primeiro tempo, fizeram os gols do Tricolor gaúcho. Na etapa final, cada time teve um gol anulado por impedimento após revisão do árbitro de vídeo.

Com a vitória , o Grêmio chegou aos 33 pontos, assumiu a segunda posição, mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo e pelo Palmeiras. Por sua vez, o Fluminense seguiu com 31 pontos, em quarto no Brasileiro, mas pode perder posições ao final da rodada.

Flu sai na frente, mas cede a virada

O jogo começou agitado na Arena. Empurrado pela torcida, o Grêmio chegou com perigo no primeiro minuto, quando Bitello cabeceou por cima da trave. Mantendo a posse de bola e trocando passes, bem ao seu estilo, o Fluminense, aos poucos, assumiu o controle da partida. Aos oito minutos, então, chegou com perigo. Samuel Xavier tocou a bola nas costas da zaga para Cano. O argentino, então, bateu cruzado rasteiro para a defesa de Gabriel Grando. Em seguida, no escanteio, a bola ficou viva na área, e Marlon finalizou para o goleiro gremista espalmar de novo.

A equipe mandante respondeu, aos 13. Ferreira recebeu na entrada da área e bateu colocado para Fábio pegar sem dar rebote. Aos 18 minutos, então, o Fluminense abriu o placar. Keno recebeu livre na esquerda, invadiu a área e tocou para o meio da área. Cano se antecipou e desviou para o fundo da rede: 1 a 0. Depois de marcar, o time de Fernando Diniz manteve o ritmo e assustou mais algumas vezes. Contudo, o time permitiu a reação do adversário.

Afinal, aos 25 minutos, o Grêmio empatou em bela jogada coletiva pela direita. Suárez deu bom passe para Bitello e o meia finalizou cruzado para fazer 1 a 1. Depois da igualdade, os donos da casa foram dominantes em campo, tiveram volume e virar o jogo aos 46 minutos. Após erro de passe de Ganso, a bola chegou para Fábio, que surgiu no apoio pela direita e cruzou rasteiro para trás. Ferreira dominou dentro da área e bateu cruzado de direita: 2 a 1.

Gols anulados no segundo tempo

Na segunda etapa, o ritmo se manteve. Os dois times buscaram o gol, e a partida seguiu com oportunidades criadas. Pressionando em busca do empate, o Fluminense teve mais volume de jogo e um gol anulado. Aos 27 minutos, o time carioca empatou, com Cano, que completou para a rede após jogada de Leo Fernández pela esquerda. Contudo, Keno estava impedido na origem do lance, e o VAR interferiu.

Por outro lado, o Grêmio também teve um gol anulado. Suárez recebeu a bola de Besozzi e acionou Reinaldo na ultrapassagem. O lateral cruzou rasteiro, e Martinelli mandou contra o próprio gol. O VAR entrou em ação novamente e apontou o impedimento do atacante uruguaio.

O Fluminense tentou pressionar nos minutos finais. O time se manteve próximo da área, mas sem superar a defesa gremista. No último lance, Nino pediu pênalti de Rodrigo Ely, mas o árbitro não marcou nada. Sendo assim, o 2 a 1 se manteve e o time gaúcho saiu vencedor. Aliás, o atacante Luan entrou no segundo tempo e voltou a jogar aos gramados após nove meses.

Portanto, o Grêmio volta a jogar na próxima quarta, no Rio de Janeiro, contra o Flamengo pelo duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Já o Fluminense recebe o América-MG, no Maracanã, no próximo sábado, pelo Brasileirão.