• Manoel marcou o único gol do jogo já na parte final do segundo tempo
  • Tricolor levou bola na trave e não fez uma boa partida em Santiago
  • Fluminense chega aos oito pontos e lidera o Grupo A da Libertadores

O Fluminense venceu o Colo-Colo por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, em Santiago, em partida válida pela quarta rodada do Grupo A da Copa Libertadores de 2024. O jogo não foi dos melhores para o time brasileiro. A equipe de Fernando Diniz ficou boa parte do duelo se defendendo e segurando a grande pressão que os chilenos fizeram.

Pelo lado do Colo-Colo, o grande volume de jogo e as linhas altas foram o suficiente apenas para segurar o time brasileiro. Com muita limitação técnica, o time treinado por Jorge Almirón não soube transformar as chances criadas em gols. Inclusive, para finalizar, foi difícil. Então, em uma jogada de bola parada, o Fluminense chegou ao gol com Manoel. Marcelo chutou em direção ao gol e o zagueiro fez o gol da vitória.

Com os três pontos, o Fluminense chegou aos oito no Grupo A e assumiu de vez a liderança da chave. O Tricolor tem o Cerro Porteño em segundo, com cinco, além do próprio Colo-Colo, com quatro e o Alianza Lima com três. Na próxima quinta-feira, o Fluminense recebe o Cerro, no Maracanã. Contudo, antes, visita o São Paulo, na próxima segunda-feira.

Colo-Colo domina

O primeiro tempo começou com grande pressão do Colo-Colo. Os primeiros minutos da equipe chilena serviram de parâmetro para os demais na primeira etapa. Marcação alta e pressão na entrada da área do Tricolor. Nem mesmo o toque de bola e as saídas de pé em pé do time treinado por Fernando Diniz foram capazes de tirar a equipe brasileira dos apuros.

Entretanto, Manoel e Felipe Melo tiveram trabalho, mas conseguiram segurar o ímpeto dos chilenos, pelo menos nos primeiros 45 minutos. Manoel foi responsável pelos principais cortes pelo alto. E, aos 14 minutos, depois de uma roubada de bola, três atacantes entravam na área e apenas Felipe Melo conseguiu fazer o corte salvador para o Tricolor.

Aos 18, a principal chance do Colo-Colo: a bola chegou em Zavala, que aproveitou o escorregão de Marcelo e ficou na cara de Fábio. O meia chutou forte, mas errou o gol. O Fluminense, então, aos poucos começou a sair para o campo ofensivo. Mesmo com mais lentidão, os comandados de Fernando Diniz tentaram algo na frente antes do fim da primeira etapa.

Mas somente aos 45 minutos que o Fluminense chegou com bastante perigo. Gano deixou Lima em condições de finalizar. Mesmo com Cano pedindo a bola, o camisa 45 arriscou o chute e Cortés fez grande defesa. Assim, o primeiro tempo foi caminhando para o fim com 12 finalizações dos chilenos contra apenas duas do Tricolor.

Fluminense suporta a pressão

O segundo tempo começou conforme o primeiro. A primeira chance veio com Zavala em um contra-ataque rápido que terminou com Martinelli tirando a bola em cima da linha. Contudo, o auxiliar já havia marcado o impedimento. Os chilenos chegavam fácil até a área do goleiro Fábio. O volume do time do Colo-Colo deixava o Fluminense pressionado na área.

Contudo, demorou para o time chileno finalizar. Isso porque tinha toque de bola, pressão, mas a finalização ficou em falta. Até que Falcón arriscou da entrada da área. Foi a senha para os lances seguintes seguirem nessa linha. Pressão e finalização. Foi então que depois de uma dividida com Marcelo, a bola ficou com Vicente Pizarro, que chutou forte. A bola bateu na trave de Fábio, aos 19 minutos.

Minutos depois, Paulo Henrique Ganso, dentro da área na defesa, conseguiu cortar um chute de Zavala. O meia recebeu livre de marcação, mas o camisa 10 tricolor salvou. Aos 26 minutos, o Fluminense, depois de tanta pressão, achou o seu gol. Depois de uma cobrança de escanteio, a bola ficou com Marcelo, que chutou em direção ao gol. De cabeça, Manoel desviou e marcou o primeiro gol do jogo, o primeiro do Fluminense.

Depois do gol, o Fluminense passou a se defender como pôde. O Colo-Colo, por sua vez, foi para cima, mas da mesma forma que fez o jogo todo. Com muita limitação, as finalizações ficaram na base dos chutes de fora da área. Bom para o Fluminense que conseguiu sair de Santiago com os três pontos.