• Lucas Moura marca para o Tricolor no primeiro tempo
  • Pedro, de pênalti, faz o gol de empate do Rubro-Negro
  • Jogo é marcado por protestos e vaias da torcida do Fla

Flamengo e São Paulo ficaram no empate em 1 a 1, neste domingo, no Maracanã, pelo Brasileirão. O Tricolor Paulista iniciou o jogo com um time misto e largou na frente com um gol de Lucas Moura, em sua estreia como titular da equipe. Nos acréscimos, o time carioca arrancou o empate em cobrança de pênalti de Pedro.

A partida foi marcada por protestos da torcida rubro-negra, que vaiou o elenco, o técnico Jorge Sampaoli e a diretoria. Desde a eliminação para o Olimpia, os jogadores e dirigentes viraram alvo de manifestações pelo desempenho ruim em campo.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 32 pontos, foi ultrapassado pelo Grêmio e caiu para o terceiro lugar. Por sua vez, o São Paulo desperdiçou a oportunidade de encostar no G6 e saltou para a nona posição, com 27.

São Paulo sai na frente no Maracanã

Em primeira etapa morna, o time misto do São Paulo levou a melhor em cima do Flamengo. A equipe de Dorival Júnior trocou passes no campo ofensivo e soube se defender bem quando necessário. O Rubro-Negro, por sua vez, começou em ritmo lento, desorganizado em campo e irritou a torcida. Aos poucos, então, o time de Jorge Sampaoli tentou manter a posse de bola e pressionou pouco o adversário.

O jogo caminhava para um placar zerado até os 37 minutos, quando o Tricolor abriu o placar no Maracanã. Lucas Moura recebeu com muita liberdade pelo meio, avançou em jogada individual e aproveitou o espaço da marcação para finalizar rasteiro de fora da área. Aniversariante do dia, ele mandou a bola no cantinho direito, e Matheus Cunha não conseguiu defender. Portanto, foi o primeiro gol dele no retorno ao São Paulo.

Na parte final da primeira etapa, o Flamengo acordou, buscou o ataque atrás do empate, mas só finalizou com perigo uma vez. Aos 47 minutos, Gabigol recebeu na esquerda da área, chutou forte e Jandrei espalmou para fora.

Fla consegue empate no fim

O Flamengo melhorou um pouco na segunda etapa. Afinal, após a entrada de Gerson no intervalo, o time da casa cresceu no jogo, pressionou mais e parou nas defesas seguras de Jandrei. Do outro lado, o São Paulo explorou os contra-ataques e perdeu chances com Juan e Wellington Rato após grande passe do estreante James Rodríguez. O meia colombiano entrou aos 20 minutos do segundo tempo e se movimentou bem. Ele teve uma boa chance após jogada de Nestor, mas finalizou para fora.

Ex-São Paulo, Luiz Araújo entrou aos 30 minutos, deu fôlego ao ataque do Flamengo e sofreu um pênalti. Nos acréscimos, o ponta sofreu falta de Michel Araújo dentro da área, e o VAR confirmou a posição legal do ponta no começo da jogada. Pedro pegou a bola e se responsabilizou pela cobrança. O atacante, então, finalizou no cantinho esquerdo, Jandrei chegou a raspar na bola, mas não evitou o empate aos 50 minutos.

As duas equipes, portanto, viram a chave para as partidas de volta da semifinal da Copa do Brasil no meio da semana. Na quarta, às 19h30, o São Paulo recebe o Corinthians, no Morumbi, precisando da vitória. Já o Flamengo joga em casa contra o Grêmio, às 21h30, podendo perder por até um gol para avançar. Aliás, na próxima rodada do Brasileirão, o Tricolor recebe o líder Botafogo, no sábado, às 16h, no Morumbi. Por sua vez, o Flamengo visita o Coritiba, no domingo, às 16h.