• Botafogo abre 3 a 0 no primeiro tempo e permite a virada
  • Adryelson é expulso e Tiquinho Soares perde pênalti
  • Palmeiras fica a três pontos do líder Botafogo na ponta

Parecia que tudo iria se resolver. A torcida lotou o Nilton Santos e apoiou o time após a derrota para o Cuiabá no fim de semana. E estava quase resolvido, pelo menos no primeiro tempo, quando Botafogo fez 3 a 0 sobre o Palmeiras na noite desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Contudo, a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023 ficará marcada por uma das maiores viradas da competição.

Assim, no encontro do líder com o vice-líder, o Verdão fez quatro gols na segunda etapa e virou para cima do líder Glorioso e encostou de vez na ponta da tabela. Endrick (2), Flaco López e Murilo marcaram os gols da partida para o Verdão. Como dito acima, o Botafogo estava com 3 a 0 no placar, com gols de Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos.

Com a vitória, o time treinado pelo português Abel Ferreira chegou aos 56 pontos e esta a três do líder Botafogo, que tem 59, mas ainda tem um jogo a menos (Fortaleza, no Castelão). Na próxima rodada, o Palmeiras encara o Athletico Paranaense em casa, no domingo, enquanto o Botafogo faz o clássico contra o Vasco, em São Januário, na segunda-feira.

Botafogo faz primeiro tempo de cinema

Pressionado, o Botafogo não tomou conhecimento do Palmeiras no primeiro tempo. Desde os primeiros minutos, o time treinado por Lúcio Flávio foi para cima, sempre com as arrancadas de Victor Sá, que foi o melhor do time na primeira parte do jogo. O primeiro lance de real perigo foi com Tchê Tchê, aos sete minutos. Victor Sá arrancou e invadiu a área para depois tocar para trás. Tchê Tchê chegou chutando e a bola foi no travessão.

Logo em seguida, o time carioca chegou com Júnior Santos, que fez Weverton trabalhar pela primeira vez. O Glorioso dominava todas as ações e sempre que tinha a bola, para chegar ao campo defensivo do Palmeiras levava alguns segundos. Tchê Tchê ainda finalizou mais uma vez de longe e a bola foi para fora do gol do arqueiro palmeirense.

Foi então que em mais uma arrancada de Victor Sá, o atacante invadiu o campo adversário pela esquerda e tocou para a entrada da área. Eduardo chegou batendo. A bola ainda resvalou em Murilo antes de enganar o Weverton e entrar no fundo do gol. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Botafogo, naquele momento, líder com nove pontos de vantagem.

O time seguiu em cima do Palmeiras, que nada podia fazer. Nove minutos depois do primeiro gol, aos 29, Marçal cobrou escanteio da esquerda, a bola chegou nos pés de Tchê Tchê, que soltou a bomba. Era o segundo gol do Botafogo na noite de quarta-feira. Para completar o massacre, Júnior Santos arrancou do campo de defesa e passou para Tiquinho, que finalizou. Weverton fez a defesa, mas no rebote, o próprio Júnior Santos fez o 3 a 0. O primeiro tempo terminou com a sensação de que cabia mais.

Endrick e Weverton brilham e Palmeiras vira

O segundo tempo tinha tudo para ser mais calmo, com o Palmeiras tentando diminuir e o Botafogo jogando do jeito que gosta, no contra-ataque. Entretanto, apenas a primeira parte se concretizou. Piquerez foi o primeiro que finalizou. Mas logo depois, a esperança se renovou. Endrick pegou a bola no meio-campo, passou por toda defesa do Botafogo e diminuiu o placar. Era o primeiro gol do Palmeiras no jogo: 3 a 1.

Foi então que pela primeira vez no jogo o Palmeiras foi dominante. Raphael Veiga colocou Perri para trabalhar e, logo depois, Breno Lopes balançou as redes, mas a arbitragem marcou o impedimento. Com o Palmeiras em cima e o Botafogo acuado, Piquerez e Zé Rafael também passaram a frequentar mais a área do Botafogo. As bolas paradas também começaram a dar o tom do segundo tempo.

Aos 28 minutos do segundo tempo, as coisa pioraram para o time carioca. Adryelson acabou expulso após uma falta em Breno Lopes. Com um a menos, o Glorioso teve dificuldades para sair, mas quando saiu, Tiquinho Soares sofreu o pênalti. Ele mesmo cobrou e Weverton fez a defesa. O lance fez falta: minutos depois, Endrick em mais uma boa jogada fez o segundo gol do Palmeiras, o segundo dele.

A pressão aumentou e, assim, o empate saiu com Flaco López. Depois do cruzamento de Endrick, Gustavo Gómez desviou de cabeça e o centroavante tocou para o gol vazio. Era o empate do Verdão no Nilton Santos. Naquele momento a impressão que dava era de que teria uma virada…e teve. Depois da cobrança de falta para dentro da área, Murilo tocou para o gol e sacramentou a histórica vitória do Palmeiras sobre o Botafogo.