• Jogo de abertura do Mundial, aliás, vai acontecer no Uruguai
  • Estreia em Montevidéu homenageia primeira edição da Copa
  • Argentina e Paraguai receberão partidas da primeira rodada

Antes de mais nada, vamos falar sobre a Copa do Mundo de 2030, que terá formato inédito. Isso porque o Conselho da Fifa decidiu que o jogo de abertura do torneio vai ser realizado em Montevidéu. O objetivo é homenagear a primeira edição do Mundial, disputado em 1930. As informações são do site ‘Globo Esporte’.

Além disso, outras partidas da primeira rodada acontecerão na América do Sul, na Argentina, no Paraguai e Uruguai. Os demais jogos da Copa serão na Europa e África, em Espanha, Portugal e Marrocos. A decisão da Fifa, então, teve anúncio pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em entrevista coletiva.

Vale destacar, então, que a Fifa só iria anunciar a sede da Copa de 2030 em outubro do ano que vem. Porém, tanto Domínguez quanto o presidente da federação paraguaia de futebol, Robert Harrison, falaram sobre a divisão de sedes do Mundial.

– A Copa do Mundo do Centenário, 100 anos depois da primeira, não poderia ficar longe da América do Sul, onde tudo começou. A Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes – afirmou o dirigente.

Além disso, o Mundial de 2030, como o de 2026, reunirá 48 seleções e terá 104 jogos. Após o anúncio desta quarta, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão confirmados na competição. Portanto, a Copa acontecerá em três continentes e seis países pela primeira vez.

Na mesma reunião que definiu como será a Copa do Mundo de 2030, a Fifa decidiu que o Mundial seguinte, de 2034, acontecerá na Ásia e Oceania. Aliás, a Arábia Saudita, que quase concorreu como sede da Copa de 2030, vira forte candidata ao Mundial de 2038.