• Pedro marca o único gol do jogo e classifica o Flamengo às oitavas
  • Jogo teve momentos de perigo ao gol de Matheus Cunha
  • Flamengo agora joga pela classificação na Copa Libertadores

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na Arena da Amazônia, em Manaus, em partida válida pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. Em mais um jogo complicado para a equipe comandada por Tite, o Rubro-Negro criou chances, mas se viu em apuros em vários momentos do jogo. Sassá e Matheus Serafim foram os protagonistas do time amazonense. Adilson Batista acertou na estratégia e ainda contou com a má atuação flamenguista.

Entretanto, depois das mudanças na segunda etapa, o Flamengo conseguiu chegar ao seu gol. Igor Jesus, um dos que entraram no segundo tempo, arriscou o chute de longe. Pedro desviou e a bola entrou no canto direito do goleiro Marcão. É bom que se diga que o arqueiro da Onça Pintada fez um grande jogo, mostrando segurança e fazendo boas defesas. Embora tenha sofrido com a velocidade, os cariocas viram Matheus Cunha fazer uma boa defesa. Mesmo assim, após o gol da equipe.

Com a vitória, o Flamengo fez 2 a 0 no agregado e avançou às oitavas de final da Copa do Brasil. O adversário sairá após sorteio, que ainda não tem data para acontecer. Antes de voltar a pensar na competição, os comandados de Tite se preparam para encarar o Millonarios, da Colômbia, na próxima terça-feira, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos do torneio continental. O Flamengo precisa vencer para avançar.

Flamengo é melhor, mas leva sustos

O primeiro tempo começou com o Flamengo tentando manter a bola nos pés. Isso porque era sabido que o time comandado por Adilson Batista iria explorar os espaços deixados pela defesa rubro-negra. Mas, sem pensar muito nisso, o Flamengo se lançou ao ataque e chegou a finalizar pela primeira vez aos nove minutos. Pedro arriscou um bom chute de fora da área, mas a bola foi para fora do gol de Marcão.

O toque de bola do Flamengo era lento, o Amazonas, por sua vez, aguardava pela roubada de bola para sair em contra-ataque. Principalmente com os atacantes Matheus Serafim e Sassá. Aos 20 minutos, a primeira grande chance: depois da jogada de Arrascaeta e Varela, o meia uruguaio cruzou para Ayrton Lucas cabecear. Marcão fez grande defesa.

Foi então que o Flamengo se animou e foi para cima do Amazonas. Até então a Onça Pintada ainda não tinha feito um ataque com grande perigo à defesa rubro-negra. No primeiro lance, Pedro dividiu com Marcão e ficou pedindo pênalti. Mas a arbitragem mandou seguir. Na jogada seguinte, Ayrton Lucas driblou três jogadores e cruzou. A defesa desviou e Pedro não conseguiu concluir ao gol.

Aos 34 minutos, enfim, o Amazonas chegou. Matheus Serafim passou por Allan em velocidade e cruzou rasteiro. Pará finalizou forte, mas a bola foi para fora. Na parte final, De la Cruz acertou o travessão em um chute de fora da área. Pelo lado da Onça Pintada, Sassá abriu o placar, mas a arbitragem marcou falta em Matheus Cunha no lance de disputa de bola.

Perigo aumenta, mas Pedro marca

O Flamengo começou o segundo tempo pensando em deixar os minutos passarem. Isso porque o Amazonas já não tinha o mesmo ímpeto da etapa inicial. Por isso, logo aos três minutos, o Flamengo por pouco não abriu o placar. Arrascaeta e Gerson fizeram uma bela jogada pela esquerda. O camisa 14 cruzou e Pedro tentou uma bicicleta, mas a bola foi para fora. Quase um bonito gol na Arena da Amazônia.

Até então no jogo, o Amazonas apenas assustava o Flamengo, como no lance de Matheus Serafim. Depois do cruzamento da direita, o atacante ficou livre na entrada da área para ajeitar o corpo e chutar na arquibancada. A bola passou muito longe do goleiro rubro-negro. Mas ainda tinha mais: o Amazonas pressionava o Flamengo e Serafim teve mais uma chance. Desta vez, a bola acabou nas mãos do arqueiro do Rubro-Negro.

Minutos depois, foi a vez de Igor Bolt testar o goleiro do clube carioca. Entretanto, a finalização saiu fraca e facilitou a vida do goleiro. Foram mais de 10 minutos de pressão do time da casa. Foi então que o técnico rubro-negro resolveu mexer no time. Entraram Luiz Araújo e Igor Jesus. Os dois melhoraram o time. Luiz Araújo, em seu primeiro lance, finalizou para uma boa defesa de Marcão. O arqueiro da Onça Pintada faria mais duas defesas aos 28 minutos.

Aos 33 minutos, Marcão fez uma espetacular defesa em uma cabeçada de Luiz Araújo. Naquele momento, o time de Tite melhorou e tomou conta do jogo. Até que saiu o gol: Igor Jesus arriscou o chute de fora da área. A bola bateu no joelho de Pedro e entrou no canto de Marcão. Este nada pôde fazer. Era o primeiro gol do Flamengo no jogo, o 18º do Pedro na temporada. Era o Flamengo classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil.