• Flaco López marca nos acréscimos e garante a vitória por 1 a 0
  • Time mineiro desperdiça chances e é castigado pelo gol aos 51
  • Verdão fecha o primeiro turno como vice-líder do campeonato

Com um gol de Flaco López aos 51 minutos do segundo tempo, o Palmeiras venceu o Cruzeiro por 1 a 0, na noite de segunda-feira, no Allianz Parque, pela 19ª rodada do Brasileirão. Em jogo morno, a Raposa acabou sendo castigada no fim. Afinal, teve boa atuação fora de casa, segurou o ímpeto do Verdão na maior parte do tempo, mas não converteu as oportunidades.

O resultado, então, levou o Palmeiras aos 34 pontos, agora na vice-liderança. O Grêmio tem um jogo a menos e pode ultrapassar o Verdão, mas não tem data para enfrentar o Corinthians em partida atrasada. O Cruzeiro, por sua vez, ficou com 24 pontos, fechando o primeiro turno na 12ª posição.

Defesas trabalham bem na primeira etapa

O primeiro tempo no Allianz Parque foi de poucas emoções. Muito em função do bom trabalho das duas melhores defesas do Brasileirão. Afinal, Palmeiras e Cruzeiro sentiram dificuldades para furar a marcação. Além disso, abusaram das bolas levantadas na área e chutes de longe. Assim, as melhores oportunidades foram criadas pela Raposa. A primeira chance foi logo no primeiro minuto, em chute de Wesley.

Mesmo tendo mais posse de bola, o Verdão não conseguiu chegar com tanto perigo. Aos 17, porém, o goleiro Rafael Cabral recebeu bola na fogueira, e Raphael Veiga quase chegou para marcar para a equipe paulista. O jogo esquentou mais a partir dos 25 minutos. Willian e Rafael Elias tiveram chances, mas finalizaram para as defesas de Marcelo Lomba.

O time da casa tentou responder na conclusão de Veiga, em cima do goleiro do Cruzeiro, mas ficou nisso. Nos acréscimos, aos 49, Rafael Elias ainda finalizou para nova defesa do goleiro palmeirense. Mateus Vital sentiu em dividida e saiu, assim como Gabriel Menino, que teve um problema na coxa. Ou seja, uma baixa para cada lado.

Palmeiras faz o gol no último lance

Na segunda etapa, o Palmeiras tentou tomar a iniciativa e teve a primeira chance, com Artur. Aos seis minutos, o atacante completou cruzamento de Veiga com um voleio rente ao travessão de Rafael Cabral. O técnico Abel Ferreira, então, lançou Endrick, Luis Guilherme e Breno Lopes. No entanto, eles não furaram a zaga celeste.

Em contra-ataque, o Cruzeiro respondeu só aos 26 minutos, quando Wesley saiu cara a cara com Lomba. No entanto, ele finalizou na rede pelo lado de fora e desperdiçou boa oportunidade. Abel Ferreira, aliás, usou uma última cartada e colocou Flaco López no lugar de Zé Rafael. A mudança surtiu efeito nos instantes finais.

Aos 51 minutos, Raphael Veiga cobrou falta da direita jogando a bola para a entrada da pequena área. Então, Flaco López surgiu desmarcado, desviou nela de raspão com a perna esquerda e acerta o cantinho direito de Rafael Cabral: 1 a 0. O gol foi confirmado após checagem do VAR sobre possível impedimento do atacante.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Palmeiras visitará o Cuiabá às 18h30 (de Brasília) de sábado, na Arena Pantanal. Depois, às 21h, o Cruzeiro receberá o Corinthians, no Mineirão.