• Colombianos ficaram duas vezes à frente no placar, mas cederam empate
  • Uruguai voltou a jogar mal e conseguiu empate no fim do jogo de pênalti
  • Colômbia ficou na quarta colocação, enquanto o Uruguai está em quarto

A Colômbia perdeu uma grande chance de assumir, pelo menos por enquanto, a liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, mas sucumbiu ao poder ofensivo do Uruguai. A partida ficou no 2 a 2 nesta quinta-feira, em jogo realizado em Barranquilla, pela terceira rodada da competição que dá vaga no Mundial dos EUA, Canadá e México.

James Rodríguez abriu o placar, mas Mathías Oliveira empatou no início do segundo tempo. Uribe marcou o segundo dos colombianos. Mas Darwin Núñez, no fim do jogo e de pênalti, deixou tudo igual. Com o resultado, a Colômbia chegou aos cinco pontos e ficou com a terceira colocação, enquanto a Celeste Olímpica, com quatro, assumiu o quarto lugar. As duas seleções estão na zona de classificação para o Mundial.

Na próxima rodada, a Colômbia encara o Equador em Casa Blanca, enquanto o Uruguai faz o clássico contra o Brasil, em Montevidéu, no Estádio Centenário. Todos os jogos válidos pela quarta rodada das Eliminatórias.

Domínio colombiano

O primeiro tempo começou equilibrado. A Colômbia tinha o apoio de seu torcedor, mas estava com dificuldades de passar pela defesa do Uruguai, muito bem armada por Marcelo Bielsa. Contudo, aos poucos os colombianos foram tomando conta das ações no campo ofensivo. O Uruguai, por sua vez, tentou sair nos contra-ataques rápidos com Darwin Núñez, do Liverpool.

Na primeira saída em velocidade do time uruguaio, Darwin Núñez saiu a trás da defesa em um lançamento longo e dividiu com o goleiro Vargas. O arqueiro colombiano conseguiu ir em busca da bola, mas cometeu falta no uruguaio. Minutos depois, Ugarte perdeu a bola e Luis Díaz começou a transição colombiana. Mateus Uribe ficou de frente para o gol e chutou com perigo para o goleiro do Uruguai.

Foi então que aos 16 minutos o Uruguai por muito pouco não abriu o placar. Brian Rodríguez recebeu na área em um contra-ataque, ficou de frente para Vargas e finalizou. O arqueiro colombiano fez grande defesa e evitou o gol. Desse período em diante, o Uruguai manteve o controle do jogo e criou chances com Valverde e Pellistri. Os dois não aproveitaram as chances.

Assim, usando uma das armas que o Fluminense usou o ano todo, a Colômbia abriu o placar. Arias saiu em velocidade pelo lado direito e cruzou. James Rodríguez dominou a bola, e chutou de peito de pé. A bola estufou as redes, sem chances para o goleiro Santiago Mele. Era o primeiro gol colombiano, o gol que deu a vantagem para o time da casa neste primeiro tempo.

Show de gols no segundo tempo

O segundo tempo começou de forma alucinante. Marcelo Bielsa resolveu fazer trocas em sua equipe. Saíram Piquerez e Pellistri e entraram Mathías Oliveira e Cristian Oliveira. No primeiro lance, escanteio na área da Colômbia e Mathías Oliveira aproveitou a falha da defesa e marcou o gol do Uruguai. Era o gol de empate logo no primeiro lance do segundo tempo: 1 a 1.

Então, a Colômbia voltou a dominar o jogo após levar o empate. Mesmo assim, Brian Rodríguez obrigou Camilo Vargas a fazer boa defesa. Contudo, aos seis minutos, Luis Díaz fez a jogada e lançou Borré. O atacante cruzou e a bola desviou James Rodríguez e sobrou para Uribe. Restou para ele dominar e chutar no canto do arqueiro Mele. Era o segundo gol colombiano em Barranquilla.

Depois dos dois gols em seis minutos, a Colômbia não somente passou a dominar a partida, mas começou a perder gols um atrás do outro. O primeiro foi com o atacante Luis Díaz. Após escanteio do Uruguai, Arias ficou com a sobra e lançou. Díaz, de frente para Mele jogou por cima. Três minutos depois, foi a vez de Borré, que recebeu na entrada da área e mandou na trave. No lance seguinte, Arias pelo lado esquerdo entrou na área e tentou finalizar por cima de Mele. A bola foi no travessão.

A Colômbia ainda dominou por mais alguns minutos, mas a entrada de Arrascaeta começou a pesar. O craque do Flamengo começou a fazer as jogadas e levar o Uruguai à frente. Aos 40, Máxi Araújo recebeu lançamento longo e Vargas derrubou o atacante. O árbitro marcou pênalti e expulsou o goleiro. Depois de muita conversa, Darwin Núñez cobrou e marcou o gol de empate. Decretando, assim, o resultado final do jogo.