• Equipe alemã joga bem no primeiro tempo e garante vitória
  • Newcastle colocou duas bolas na trave e arqueiro garante
  • Borussia assume a vice-liderança do Grupo F com a vitória

O Borussia Dortmund não pode ser menosprezado nunca. Talvez tenha sido isso. O time alemão, vencedor da competição na temporada 96/97, chegou no St. James Park como lanterna do grupo com apenas um ponto. O time inglês, por sua vez, era o líder. Então, depois de um ótimo primeiro tempo, a equipe alemã marcou seu gol e conseguiu se segurar na etapa final para garantir os seus três pontos.

A partida, válida pela terceira rodada do Grupo F da Champions League, disputada na tarde desta quarta-feira, mostrou que o o grupo da morte não ganhou este nome à toa. Nmecha marcou o gol do time alemão, apesar de um ótimo jogo de Malen. Outro que se destacou, desta vez, na segunda etapa, foi o goleiro Kobel. Com a vitória, o Borussia Dortmund assumiu a segunda colocação da chave com quatro pontos ganhos. O líder é o PSG. Newcastle é o terceiro. Milan tem apenas um e segura a lanterna.

Os quatro times voltam a se enfrentar no próximo dia 07 de novembro. Desta vez, os mandos serão invertidos. Portanto, Borussia Dortmund recebe o Newcastle no Signal Iduna Park, em Dortmund, enquanto o Milan recebe o PSG em Milão (San Siro).

Alemães vão bem no primeiro tempo

O primeiro tempo começou muito equilibrado, com uma pequena vantagem para os alemães. Isso porque o Borussia, precisando desesperadamente, da vitória foi para cima desde o primeiro minuto. Malen foi o primeiro a tentar e a fazer o goleiro Pope a fazer uma ótima defesa no início. Gordon, pelo lado inglês, respondeu em seguida. Então, Kobel fez a sua primeira defesa do jogo também.

Então, mostrando uma disposição não demonstrada nas duas rodadas anteriores, o Borussia, sempre com Malen, foi superior na partida. Aos nove minutos, o atacante do time alemão fez Pope fazer mais uma defesa. Algo que, em seguida, Füllkrug fez também. Era uma defesa dupla. Ou seja, mesmo fora de casa, os comandados por Edin Terzic eram melhores no jogo e criavam chances para marcar.

Tirando uma finalização de Gordon, mais uma, os minutos seguintes do primeiro tempo deu Borussia. Praticamente, sempre com Malen, que era o melhor do jogo. Depois que o brasileiro Joelinton finalizou pela primeira vez depois dos 30, Malen voltou a aparecer. Mais uma vez fazendo Pope trabalhar, aos 39 minutos. Burn ainda tentou responder, mas mandou muito longe do gol.

De tanto tentar, o Borussia Dortmund conseguiu marcar. Contudo, não com Malen, o principal jogador do primeiro tempo, mas de Nmecha. Depois do contra-ataque rápido, a bola chegou pela esquerda. Depois do cruzamento, Nmecha estava na marca do pênalti para mandar de primeira, sem chance para Pope. Era o gol do Borussia que fechou o primeiro tempo.

Pressão do Newcastle no segundo tempo

O segundo tempo começou conforme o primeiro: o time visitante colocando pressão no Newcastle. Assim, logo aos três minutos, Nmecha finalizou mais uma vez, mas bateu na defesa. Foi então que em seguida, Marco Reus chegou em boas condições também e chutou para fora. Para quem via o jogo naquele momento, tinha a completa noção de que seria uma repetição do primeiro tempo.

Mas não foi bem isso que aconteceu. O Newcastle subiu as suas linhas e Callum Wilson foi o primeiro a chegar para finalizar. Kobel fez a defesa. Em seguida, Gordon finalizou para fora. Os técnicos passaram a fazer trocas de jogadores. Ninguém ganhou. Isso porque o jogo, que era bom, passou a ficar concentrado no meio-campo, com faltas e sem lances de perigo para nenhuma das equipes.

Muitas faltas marcadas, inclusive, em uma delas, Bruno Guimarães levou cartão amarelo. O brasileiro não fez uma boa partida, assim como o seu companheiro Joelinton. O tempo foi passando e o Borussia até que gostou daquele jogo, já que não via perigo rondando a sua área. Mas não durou muito tempo. Na parte final do segundo tempo, o Newcastle começou a pressionar.

Aos 41 minutos, Callum Wilson recebeu na entrada da área e mandou na trave. Foi o principal lance dos ingleses até aquele momento do jogo. A pressão foi aumentando e Gordon também finalizou na trave. A pressão ficou cada vez maior, mas não teve jeito. Almirón teve a última chance de empatar a partida, mas desperdiçou. A bola foi para fora. Então, vitória do Borussia Dortmund.