• Encarnados vence sem sustos a equipe belga
  • Time português perdeu um dos últimos 42 jogos
  • Ramos (2), Rafa, João Mário e David Neres marcaram

Uma equipe que perdeu apenas um dos últimos 42 jogos e que jamais perdeu para uma equipe belga na competição. Este é o Benfica, que venceu com facilidade o Brugge, da Bélgica, por 5 a 1, na tarde desta terça-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, em partida válida pela volta das oitavas de final da Champions League. Com uma vantagem de dois gols da partida de ida, os Encarnados colocaram o seu bonito e eficiente jogo em prática para garantir a vaga nas quartas de final da competição continental.

O time do alemão Roger Schmidt não tomou conhecimento da equipe belga e chegou aos gols com muita troca de passes. Rafa Silva abriu o placar no primeiro tempo. Antes mesmo do intervalo, Gonçalo Guedes ampliou. O mesmo Gonçalo Guedes fez o terceiro já na segunda etapa. João Mário fez o quarto, de pênalti. O brasileiro David Neres fez o quinto. No fim, Meijer fez o gol de honra dos belgas. Assim, o Benfica agora aguarda o sorteio no dia 17 para saber o seu adversário na próxima fase da famigerada competição da Europa.

Primeiro tempo movimentado

A primeira etapa começou com o Benfica em cima do Brugge. Embora com a vantagem de dois gols adquirida no primeiro jogo na Bélgica, os portugueses, diante de seus torcedores, foram para definir a vaga nos primeiros 15 minutos. Logo no início, abriu o placar com João Mário, de letra. Mas o lance foi invalidado pela arbitragem.

O Brugge respondeu logo em seguida e, em uma ótima troca de passes, Buchanan pegou de cabeça, mas a bola foi para fora. Retomando o controle do jogo, o Benfica voltou ao ataque também com João Mário. O meia invadiu a área e cruzou para trás. Florentino, de frente para Mignolet, mandou para fora.

Assim, pressionando os adversários, os Encarnados voltaram à frente. Depois de outra boa troca de passes, Grimaldo chegou na área, a bola sobrou para João Mário, que finalizou da pequena área. A zaga tirou em cima da linha. Mais um lance de perigo do Benfica.

O gol do Benfica só foi sair aos 37 minutos. Depois de tanto insistir, Gonçalo Ramos puxou o contra-ataque. O português cruzou para Rafa Silva. Ele dominou, tirou dois da marcação e bateu quase caído para abrir o placar. Assim, antes de acabar o primeiro tempo, Gonçalo Ramos fez o segundo, ao ganhar na velocidade e chutar: 2 a 0.

Segundo tempo com o ritmo mais lento

Com quatro gols de vantagem, os Encarnados diminuíram o ritmo na segunda etapa. Trocando passes e aguardando o adversário chegar, o Benfica deixou o jogo mais tranquilo. Não somente no placar, mas também em campo. Naquele momento só uma catástrofe tiraria a vaga do clube português.

Mas logo aos 11 minutos, sem fazer muita força, o Benfica ampliou. Gonçalo Ramos completou um cruzamento de Grimaldo. Mais um do centroavante português, mais um dos Encarnados. O jogo, então, seguiu e os gols também. Então, foi a vez de João Mário fazer o quarto gol, após um pênalti sofrido pelo brasileiro Gilberto.

Assim, se o quarto gol teve toque brasileiro, o quinto foi de um deles. David Neres estufou as redes. No entanto, teve de aguardar a checagem do VAR, já que o auxiliar havia marcado o impedimento. No final do jogo, o Brugge chegou ao seu gol de honra. Depois de um passe que veio da direita, Meijer pegou de primeira e fez um bonito gol para o clube belga.