• Jogando em casa, Barça vence por 2 a 1, nesta quarta-feira
  • Ferrán Torres e Fermín López marcam os gols dos catalães
  • Sudakovi desconta na etapa final para a equipe ucraniana

O Barcelona venceu o Shakhtar Donetsk por 2 a 1, nesta quarta-feira, em casa, pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa. O jovem Fermín López, uma das joias do Barça, marcou um gol e participou da jogada do tento de Ferrán Torres, no primeiro tempo. Sudakov descontou para os visitantes na etapa final. A nota triste ficou pela lesão de João Félix, gerando preocupação para o clássico com o Real Madrid, no sábado.

Com o resultado, então, o Barcelona foi a 9 pontos e se manteve líder isolado do Grupo H. Por sua vez, o Shakhtar Donetsk, ficou em terceiro na chave, com três pontos. Royal Antuérpia e Porto ainda jogam nesta terça no complemento da chave.

Barcelona abre vantagem na etapa inicial

O Barcelona, aliás, dominou as ações no primeiro tempo e conseguiu construiu o resultado na base da troca de passes no ataque. A primeira oportunidade foi de Fermín López, que tirou a marcação dentro da área e chutou para Riznyk defender com o pé. Além disso, quem parou nas defesas do goleiro ucraniano foi João Cancelo. Contudo, o time catalão abriu o placar aos 29 minutos.

Fermín López recebeu o lançamento de Gundogan na área, dominou a bola e bateu na saída do goleiro. A bola bateu na trave e voltou para Ferrán Torres, que finalizou no rebote e e mandou para o fundo da rede. O assistente chegou a apontar a posição irregular no momento em que a bola foi lançada para Fermín, mas o gol foi validado após a revisão do VAR: 1 a 0.

Aos 35 minutos, o Barcelona ampliou o placar com um golaço de Fermín López. O jovem volante recebeu a bola na entrada da área, limpou a marcação e soltou a pancada no ângulo do goleiro Riznyk. A bola tocou na trave esquerda e entrou: 2 a 0.

No segundo tempo, o Barcelona bobeia em alguns lances de ataque e permite que o Shakhtar diminua aos 17. Em passe vertical de Kryskiv, Sudakov sai cara a cara com Ter Stegen e finaliza no cantinho direito. Pouco depois, o Barça se restabelece na partida e manda uma bola na trave com Fermín López. Aos 37, o Shakhtar Donetsk quase empata em chute perigoso de Stepanenko dentro da área.

Shakhtar desconta, mas Barça segura a vitória

Na segunda etpa, o Barcelona perdeu chances no ataque e permitiu ao Shakhtar diminuir o placar. Aos 17 minutos, Kryskiv tocou na esquerda para Sudakov, que arrancou em velocidade, ficou na cara de Ter Stegen e finalizou no canto direito: 2 a 1. Depois, o time catalão tentou responder e mandou uma bola na trave em chute de fora da área de Fermín López.

Já na reta final da partida, aos 37, o Shakhtar quase empatou em chute de primeira de Stepanenko dentro da área após cruzamento de Azarov. O Barça, no entanto, conseguiu segurar o ímpeto da equipe ucraniana para garantir os três pontos dentro de casa.

Na próxima rodada da Champions League, Shakhtar Donetsk e Barcelona se enfrentam de novo, em partida que acontecerá em Hamburgo, no dia 7 de novembro. No entanto, o time catalão tem o clássico com o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, no sábado, no estádio Olímpico Lluís Companys, às 11h15 (de Brasília).