• Erick marca o único gol do jogo ainda no primeiro tempo
  • Vasco tem Hugo Moura expulso aos 15 da etapa inicial
  • Furacão chega aos 10 pontos em cinco rodadas no Brasileiro

O Athletico Paranaense venceu o Vasco por 1 a 0, na tarde deste domingo, na Ligga Arena, em Curitiba, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. A equipe treinada por Cuca foi beneficiada pela expulsão de Hugo Moura, ex-jogador do Furacão, aos 15 minutos da primeira etapa. A partir de então, o Athletico, que já tinha mais volume e finalizações, ficou com o jogo nas mãos.

Pelo lado do Vasco, sem condições de lutar pela vitória, teve de se apegar a Léo Jardim. O arqueiro vascaíno fez importantes defesas durante o jogo e evitou um placar muito pior. Além do guarda metas da colina, as traves foram fatores determinantes para o magro placar. O Furacão acertou por quatro vezes, três no primeiro tempo e mais uma no segundo.

Erick fez o único gol do jogo ainda na primeira etapa. Com o resultado, o Athletico chegou aos 10 pontos e chegou à liderança da competição. Contudo, vai precisar aguardar o fim da rodada para saber a sua real posição na tabela. Enquanto isso, o Vasco, com três pontos, chegou a quarta derrota seguida na competição e está na 17ª posição com cinco jogos disputados. Os vascaínos abrem a zona de rebaixamento.

Como foi o primeiro tempo

Com a bola rolando, o Athletico iniciou o jogo pressionando no ataque. Canobbio, aos três minutos, arriscou chute após cruzamento e mandou na linha de fundo com perigo. Em seguida, após apertar a saída de bola do time carioca e recuperá-la, Pablo girou para cima da marcação na entrada da área e bateu para fora. Cuca precisou fazer uma substituição logo cedo, quando Canobbio se machucou em disputa de bola e deu lugar a Julimar.

Mesmo sem o uruguaio, o Rubro-Negro seguiu em cima. Aos 12, Erick subiu mais do que todo mundo após escanteio e tirou tinta da trave na cabeçada. Quatro minutos depois, o Vasco respondeu. Piton cruzou na área, mas Vegetti não alcançou a bola. No minuto seguinte, a equipe cruz-maltina ficou com um homem a menos em campo em lance desastroso.

Hugo Moura errou passe no meio de campo, puxou Zapelli impedindo a saída do meia na cara do gol e recebeu o cartão vermelho direto. O jogador do Furacão ficaria sozinho com o goleiro Léo Jardim. Na cobrança da falta, Pablo carimbou a trave. Minutos depois, Zapelli bateu falta pela esquerda e mandou na trave outra vez. O técnico interino Rafael Paiva trocou o atacante Rossi pelo zagueiro João Victor.

Contudo, o Athletico tanto pressionou que inaugurou o marcador na Arena. Aos 26 minutos, Esquivel acelerou pela esquerda, passou fácil por Paulo Henrique e cruzou rasteiro para Erick se antecipar na pequena área e completar para o gol, superando Léo Jardim: 1 a 0.

O segundo quase saiu aos 40, quando Fernandinho cruzou e achou Erick nas costas do goleiro. Porém, o meia cabeceou por cima. Já nos acréscimos, mais uma dela. Piton cortou cruzamento da esquerda, Erick pegou a sobra de primeira, mas mandou pela linha de fundo.

Como foi o segundo tempo

Na volta do intervalo, o Vasco melhorou e chegou primeiro no ataque. David teve duas chances, mas bateu para fora na primeira e parou em Bento na outra tentativa. O Athletico respondeu com Cuello, que escapou em velocidade e chutou forte da entrada da área, com Léo Jardim espalmando de mão trocada.

Aos 20 minutos, Vegetti recebeu em posição duvidosa, finalizou e balançou a rede. No entanto, o assistente anulou por impedimento e o VAR rapidamente confirmou. Depois do gol anulado do Vasco, Cuca resolveu mexer na equipe. Saíram Zapelli e Pablo, entraram Alex Santana e Mastriani. Assim, o time da casa queria mostrar mais vigor com os jogadores que estavam em campo, sem diminuir a pressão imposta desde o início do jogo.

Entretanto, a partida passou a ter um ritmo mais lento. A posse de bola e os passes mais longos passaram a ter mais vez na equipe do Athletico. Aos 31 minutos, Mastriani teve a sua primeira chance de finalizar ao gol de Léo Jardim, mas sem perigo. O Vasco, por sua vez, tentava as jogadas de transição rápida.

Foi então que o Vasco também mexeu no time. O técnico interino Rafael Paiva colocou em campo Adson e Clayton, nos lugares do lateral Paulo Henrique e do atacante David. Entretanto, a tentativa de um ataque final para tentar o empate foi em vão. Bem postados na defesa e com mais cautela para atacar, o Furacão manteve o placar e assegurou o resultado na Ligga Arena: 1 a 0.

Próximos jogos

Na sexta rodada do Brasileirão, o Vasco receberá o Vitória, no domingo (12), às 11h (de Brasília), em São Januário. Por sua vez, o Athletico-PR visitará o Palmeiras, também no domingo, às 16h, no Allianz Parque. Antes disso, na quarta-feira, às 19h, o Furacão terá pela frente o Deportivo Rayo Zuliano, na Venezuela, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.