• Goleiro Szczesny defende penalidade, e poloneses ganham por 5 a 4
  • Geórgia e Ucrânia garantem vaga na respecagem e também avançam
  • Os seis grupos da Euro 2024, que será na Alemanha, estão definidos

Antes de tudo, vamos falar sobre a Eurocopa 2024. Afinal, a Polônia do centroavante Robert Lewandowski garantiu vaga para o torneio na repescagem, após superar País de Gales nos pênaltis por 5 a 4. As seleções empataram sem gols no tempo normal e na prorrogação, em Cardiff. Nas penalidades, o goleiro Szczesny brilhou ao defender a cobrança de Daniel James e confirmar a classificação polonesa nesta terça-feira.

A Polônia, portanto, já conhece o caminho que irá percorrer na fase de grupos da Eurocopa. Isso porque os rivais no grupo D serão França, Holanda e Áustria. A estreia da seleção polonesa na competição, aliás, está marcada para o dia 16 de junho, diante da Holanda, em Hamburgo.

Na disputa de pênaltis, o goleiro Szczesny apareceu na hora mais decisiva contra o País de Gales. Ele pegou a quinta cobrança dos mandantes, após cinco jogadores poloneses converterem suas batidas: Lewandowski, Szymanski, Frankowski, Zalewski e Piatek. Do lado galês, Ben Davies, Harry Wilson, Moore e Neco Williams marcaram.

Outras classificadas na repescagem

Além da Polônia, Géorgia e Ucrânia também garantiram vaga após vencerem as decisões das chaves da repescagem. Os ucranianos, em meio a uma guerra com a Rússia que dura mais de anos, disputará uma grande competição desde o começo do conflito. Eles conquistaram a classificação para a Eurocopa com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre a Islândia. Agora, enfrentarão Bélgica, Eslováquia e Romênia no Grupo B.

A Geórgia, por sua vez, confirma a vaga para disputar a Eurocopa pela primeira vez. Afinal, o país do Leste Europeu assegurou classificação história ao derrotar a Grécia por 4 a 2 nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Os georgianos ficarão no grupo F, junto de Portugal, República Tcheca e Turquia.

Confira como ficaram os grupos da Euro 2024:

  • Grupo A: Alemanha, Hungria, Escócia, Suíça
  • Grupo B: Espanha, Albânia, Croácia, Itália
  • Chave C: Inglaterra, Dinamarca, Eslovênia, Sérvia
  • Grupo D: França, Áustria, Holanda, Polônia
  • Grupo E: Bélgica, Romênia, Eslováquia, Ucrânia
  • Chave F: Portugal, Turquia, República Tcheca, Geórgia