• Equipe de Renato Portaluppi joga mal e é surpreendido pelos chilenos
  • Hepta campeão gaúcho ainda não pontuou na Copa Libertadores
  • Estudiantes vence o The Strongest e ajuda o Grêmio na chave

O Grêmio perdeu para o Huachipato, do Chile, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, na Arena, em Porto Alegre, em partida válida pela segunda rodada do Grupo C da Copa Libertadores da América de 2024. A partida começou bem para o time da casa, com uma bola na trave de Soteldo, o que poderia ter mudado muita coisa no jogo. Mas a partir daí, os chilenos começaram a tocar a bola e a irritar o time brasileiro.

Os gols do jogo saíram no primeiro tempo. O primeiro, após um bate rebate dentro da área, que sobrou para o lateral Loyola empurrar para as redes. No segundo, já aos 50 da primeira etapa, Montes acertou um bonito chute depois do corte da defesa gremista. Vale observar que o Tricolor Gaúcho chegou a marcar com Villasanti, mas o VAR auxiliou o árbitro, que anulou o gol.

Com o resultado, o Grêmio segue sem pontuar na competição. Depois de perder com os reservas para o The Strongest, em La Paz, e nesta terça-feira, o time treinado por Renato Portaluppi está na lanterna do Grupo C. O Huachipato lidera pelos critérios de desempate, já que tem os mesmos quatro pontos do Estudiantes. The Strongest vem em terceiro com três.

Na próxima rodada, o Grêmio encara os argentinos, em Mar Del Plata, enquanto o Huachipato recebe o The Strongest. A terceira rodada está marcada para o dia 23 de abril. Antes disso, o Tricolor Gaúcho estreia no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Grêmio pega o Vasco, em São Januário.

Huachipato surpreende

O primeiro tempo do jogo começou um pouco estranho para os donos da casa. Isso porque para quem esperava uma equipe retraída e jogando por uma bola, se enganou profundamente. O Huachipato do técnico Javier Sanguinetti veio para Porto Alegre jogar bola. Colocou ela no chão e tocou de um lado para outro. Por isso, o time do Grêmio teve muitas dificuldades para encaixar a estratégia.

Embora no primeiro lance do jogo Galdino tenha feito um cruzamento na cabeça de Soteldo e o mesmo tenha finalizado na trave, o Huachipato soube como irritar o time de Renato Portaluppi. Aos 12 minutos, depois da chegada da equipe chilena, a bola chegou na área gremista. Depois de uma confusão. a defesa não conseguiu afastar e Loyola conseguiu empurrar para as redes. Era o primeiro gol do jogo: 1 a 0.

O gol da equipe de Javier Sanguinetti fez o Grêmio abusar das jogadas de cruzamento. Sempre buscando Diego Costa, que até brigava com os zagueiros, mas tinha dificuldade de finalizar ao gol de Parra. Aos 23 minutos, a melhor chance do Tricolor Gaúcho. Galdino bateu de fora da área, Parra fez a defesa parcial. Na sequência, Soteldo cruzou para Diego Costa, que tocou de cabeça para Malanca salvar em cima da linha,

O Grêmio pressionou até que chegou ao seu gol, com Villasanti. Cuiabano cruzou para Cristaldo, que chutou no travessão. Na sobra, após o chute, Villasanti fez, mas em impedimento. No último lance do primeiro tempo, gol do Huachipato: Montes aproveitou o corte da defesa e chutou de fora da área, sem chances para Marchesín: 2 a 0.

Desorganizado, Grêmio pressiona

A pressão começou com Diego Costa e Cristaldo, os dois melhores do time brasileiro nesta terça-feira. Diego Costa tocou no camisa 10 gremista, que finalizou. Contudo, a bola foi fraca e torta. Assim como a finalização, minutos depois, de Gustavo Nunes. Dentro da área, o jovem atacante não conseguiu chutar forte para o arqueiro do time chileno.

No lance seguinte, Maxi Rodríguez recebeu na área, de frente para Marchesín, mas o goleiro evitou o gol com uma grande defesa. Na sobra, Martinez finalizou por cima. Era a primeira chegada do time chileno no segundo tempo. Mas o Grêmio era melhor e chegou mais uma vez com Diego Costa, aos 11. Mas mais uma vez a finalização foi para fora.

Os dois times começaram a equilibrar o jogo. O Grêmio passou a tocar a bola e explorar as jogadas de lado de campo. Contudo, todas as descidas do Huachipato, era com muito perigo. Como no lance com Julián Brea. O atacante recebeu e tocou por cima de Marchesín. A bola ia entrando, mas Ely tirou em cima da linha.

O jogo foi se encaminhando para o final sem o gol do Grêmio, o que poderia incendiar o jogo. Entretanto, não era o dia do hepta campeão gaúcho. Mesmo com as trocas, o Tricolor Gaúcho sofreu com os contra-ataques e, principalmente, com os erros individuais dos atacantes nesta terça-feira. Por fim, o árbitro finalizou o jogo com derrota do Grêmio.