• Equatorianos começaram a campanha com menos três pontos
  • Vitória deixa a equipe na sexta posição nas Eliminatórias
  • Peru e Venezuela ficam no empate no Nacional de Lima

O Equador mostrou que quer um lugar na Copa do Mundo dos EUA, Canadá e México, de 2026. Depois de começar as Eliminatórias com uma punição de menos três pontos, a equipe de Félix Sanchez soube dar a volta por cima. Nesta terça-feira, pela sexta rodada do torneio de classificação, o Equador venceu o Chile por 1 a 0, no Estádio Casa Blanca, da LDU, em Quito, nos 2.850m de altitude.

Ángel Mena, ainda no primeiro tempo, fez o gol da vitória dos equatorianos. O triunfo levou o Equador aos oito pontos. Assim, a equipe chegou ao quinto lugar, na zona de classificação para o Mundial. Ou seja, em números reais, sem a punição, a seleção estaria com 11 pontos. Com essa pontuação, deixou o próprio Chile para trás, com cinco. Outra seleção que está com cinco pontos é o Paraguai. Pelos critérios de desempate, os chilenos estão em oitavo. As duas seleções voltam a campo pelas Eliminatórias no dia 05 de setembro de 2024. Enquanto o Chile visita a Argentina, o Equador recebe o Brasil.

O jogo

O jogo não teve a tensão esperada. Isso porque essa foi a primeira vez que os times se enfrentaram depois do caso Byron Castillo. Antes da Copa de 2022, o Chile acusou o jogador de usar documentos falsos. A intenção da federação chilena era disputar a Copa do Catar com uma possível punição ao Equador. Mas o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) permitiu os equatorianos disputarem a competição. Contudo, tiraram três pontos dessas Eliminatórias.

Sem essa polêmica, o que se viu foi um jogo bem equilibrado. Logo no primeiro tempo, aos 20 minutos, Ángel Mena aproveitou o rebote do goleiro e marcou o único gol do jogo. Na segunda etapa, o Chile ainda pressionou, mas parou no goleiro Alexander Domínguez, herói da LDU no título da Copa Sul-Americana, e na trave. Por fim, o placar seguiu com o 1 a 0 até o apito do árbitro.

Peru e Venezuela ficam no empate

Peru e Venezuela empataram em 1 a 1 na noite desta terça-feira, no Estádio Nacional de Lima, em partida válida pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Yotún abriu o placar no primeiro tempo, de cabeça. Já na etapa complementar, Savarino fez o gol de empate dos venezuelanos. Com o resultado, os peruanos ficaram segurando a lanterna, com dois pontos apenas. Já a Venezuela, com nove, ocupa a quarta colocação. Vale lembrar que das 10 seleções que disputam o torneio, somente a Venezuela que não disputou um mundial. Os dois times voltam a campo em setembro de 2024. O Peru recebe a Colômbia e a Venezuela visita a Bolívia.