• David e Mateus Carvalho fizeram os os gols do Vasco em São Januário
  • Gustavo Martins descontou para o Grêmio, que reclamou de um pênalti
  • Cruz-Maltino fez homenagens ao seu maior ídolo, Roberto Dinamite

O Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1 na tarde deste domingo, em São Januário, no Rio de Janeiro, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo cheio de homenagens para Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco, que completaria 70 anos no último sábado, o time comandado por Ramón Díaz jogou bem e aproveitou as chances que teve para fazer os gols.

É importante dizer que duas novidades tiveram seu primeiro momento na tarde deste domingo. A primeira, é sobre o anúncio da decisão do VAR, que será feito em voz alta no estádio para os torcedores ouvirem o árbitro. Então, depois de analisar a chamada do árbitro de vídeo, Flavio Rodrigues de Souza estreou a nova orientação ao não dar a penalidade em Rossi no primeiro tempo.

Outra estreia foi a substituição extra em caso de concussão. O time que tiver um jogador machucado nesses moldes, poderá fazer uma substituição a mais, além das cinco que tem direito em três paradas. Neste domingo, Kannemann e o Tricolor Gaúcho usaram este recurso. O curioso é que as duas novidades estrearam no Brasileirão, em São Januário, ainda no primeiro tempo.

Assim, com a bola rolando, David marcou o primeiro gol do jogo, após um bonito chute de dentro da área. A bola ainda desviou na defesa gremista e tirou a possibilidade de defesa de Marchesín. O segundo gol também foi com uma bonita finalização. Mateus Carvalho, em um chute de rara felicidade, de dentro da área, colocou o Vasco ainda mais em vantagem.

Grêmio pressiona e Vasco segura

Na segunda etapa, então, o Vasco fez um jogo seguro. Mas viu o Grêmio pressionar depois das entradas de Gustavo Nunes e Nathan Fernandes. Logo nos primeiros minutos, os gremistas perderam uma grande chance de marcar com João Pedro. A partir de então, os ataques do time gaúcho eram perigosos. Até que aos 22 minutos Gustavo Nunes fez o gol dos visitantes.

Depois do gol, o Grêmio não teve forças para seguir pressionando. O Vasco, por sua vez, conseguiu controlar o jogo e Vegetti, que já havia perdido uma grande chance no início do segundo tempo, perdeu outra aos 35 minutos. O argentino recebeu em condições de marcar, mas se atrapalhou na hora de driblar o goleiro. Então, sem mais gols, o jogo terminou 2 a 1.

Com a vitória, o Vaco chega aos três pontos e arranca com vitória no primeiro jogo do Brasileirão. Pelos critérios de desempate, a equipe de São Januário está na quinta colocação. No meio de semana, pela segunda rodada, o Vasco vai ate Bragança Paulista para encarar o Red Bull Bragantino. O Grêmio encara o Athletico Paranaense, na Arena, em Porto Alegre.