• Artur Jorge, de 52 anos, acerta por duas temporadas
  • Treinador se despediu do Braga na última segunda-feira
  • Clube carioca abre o cofre pela liberação do português

Artur Jorge é o novo técnico do Botafogo. Isso porque o clube oficializou o acordo com o português nesta sexta-feira através das suas redes sociais. O treinador de 52 anos, portanto, assinou um contrato de duas temporadas após saída do Braga.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o Alvinegro desembolsou 2 milhões de euros (R$ 10,8 milhões) para tê-lo imediatamente. Artur Jorge, aliás, esteve à frente do Braga em vitória sobre o Portimonense na segunda. Seu ex-time ocupa a quarta posição da liga portuguesa, na zona de classificação da Champions League.

O treinador foi a primeira opção de John Textor. O dono da SAF alvinegra tocou as negociações na busca pelo novo comandante após a demissão de Tiago Nunes. O modelo de jogo ofensivo chamou atenção do investidor.

Segundo o ‘Ge’, Artur Jorge trabalhou quase a carreira inteira de técnico no Braga. Ele começou no time sub-19 dos Guerreiros do Minho em 2010, passou pelo time B, mas saiu em 2013 para dirigir o profissional do Tirsense (das divisões inferiores de Portugal). Depois disso, comandou o sub-15, em 2017. Então, foi subindo na base até a equipe principal, em 2022.

Entre os títulos, Artur Jorge ganhou a Taça de Portugal na atual temporada. Este, aliás, foi o principal da carreira dele. Na campanha, o Braga venceu o Estorial na decisão por pênaltis e eliminou o Benfica na semifinal, também nas penalidades.

O primeiro compromisso do novo técnico será diante da LDU, na quinta, às 19h (de Brasília), em Guayaquil. Após a derrota na estreia para o Junior Barranquilla, no Nilton Santos, o Botafogo tenta se recuperar na fase de grupos da Conmebol Libertadores.