• Aboubakar no final da partida fez o gol de Camarões
  • Brasil termina empatado com a Suíça no Grupo G
  • Em primeiro, Brasil pega a Coreia do Sul nas oitavas

Os reservas do Brasil até que jogaram bem. Criaram chances, tiveram volume de jogo e, ainda assim, perderam por 1 a 0 para Camarões, nesta sexta-feira, no Estádio Lusail. A partida, válida pela última rodada da fase de grupos, colocou duas equipes em situações distintas. Enquanto o Brasil estava classificado e com o time de reservas. Camarões ainda tinha esperança de classificação e jogou como tal desde o início.

Embora tenha sofrido durante boa parte do jogo, com as descidas de Martinelli e Antony, a equipe treinada por Rigobert Song teve em seu goleiro, Epassy, o grande nome da partida. Principalmente no início da segunda etapa. Mas na parte final do jogo, depois de um contra-ataque rápido. Aboubakar, que já tinha sido o herói contra a Sérvia, recebeu um cruzamento e fez o único gol do jogo.

Entretanto, a vitória camaronesa não adiantou para as pretensões da equipe africana. Com quatro pontos em três jogos, a equipe deu adeus ao Mundial. O Brasil, por sua vez, se classificou em primeiro do Grupo G e agora encara a Coreia do Sul, que nesta sexta venceu Portugal e garantiu sua vaga no Grupo H. A Suíça venceu a Sérvia e, portanto, garantiu a outra vaga do Grupo G. Agora encara Portugal.

Primeiro tempo de muito volume

O primeiro tempo teve muito volume de jogo do Brasil. A Seleção Brasileira de Tite tentou ir ao ataque pelo lado direito, com Dani Alves e Antony. A equipe utilizava o entrosamento da dupla dos tempos do ouro olímpico de Tóquio, no ano passado. Entretanto, o Camarões veio com marcação bastante ajustada, o que dificultou bastante as jogadas do Brasil. A partir dos 20, o jogo passou a ficar menos faltoso e mais aberto.

Foi então que as jogadas brasileiras passaram para o lado esquerdo. Se no início de jogo Dani Alves e Antony davam o tom dos ataques, neste momento do jogo, Telles e Martinelli começaram a incomodar a defesa africana. Martinelli teve a melhor chance da Seleção Brasileira. Após receber um cruzamento, o atacante do Arsenal acertou a cabeçada no gol, que parou na defesa de Epassy.

Assim, o Camarões que ainda tentava levar perigo, esperou acabar o tempo regulamentar para finalizar na direção do gol. Mbeumo cabeceou para a grande defesa de Ederson. Um fato curioso é que essa foi a primeira finalização que acertou o gol da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo. Foram incríveis 243 minutos sem uma bola sequer contra a sua meta. As duas equipes foram para o intervalo em igualdade.

Muitas chances e gol no fim

A segunda etapa começou conforme a primeira. O Brasil em cima, mas com bastante dificuldades de superar a defesa do Camarões. E se no primeiro tempo, Epassy conseguiu segurar o ataque brasileiro, na segunda etapa o arqueiro foi intransponível. Logo no início, foram, pelo menos, duas chances claras de gol que o arqueiro foi bem e salvou a sua equipe do Brasil.

Foi então que Tite passou a promover as entradas de jogadores mais descansados. Como Bruno Guimarães, Éverton Ribeiro e Pedro. As jogadas e chances mais claras foram criadas, mas o ataque brasileiro não estava em um bom dia no quesito finalização. Os minutos, então, foram passando e nada de o gol sair. Raphinha entrou no lugar de Antony e logo na primeira jogada, quase saiu o gol de Bruno Guimarães.

Por fim, já nos acréscimos, quando o Brasil atacava em busca do gol, o Camarões escapou pela direita. O cruzamento foi na medida para Aboubakar acertar a cabeça na bola. Ederson nada pôde fazer. Inclusive, sequer se mexeu. Ainda com alguns minutos para o apito final, Marquinhos descolou um bom passe de peito para Bruno Guimarães, que na pequena área, isolou a última chance brasileira.

Agora o Brasil encara a Coreia do Sul na próxima segunda-feira, às 16h (Brasília). Quem vencer deste confronto enfrenta o vencedor de Japão e Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.