• Gunners levam 1 a 0 e perdem a segunda no Inglês
  • O ex-penúltimo colocado não ganhava há 105 dias
  • Arsenal pode ver vantagem para o City cair na rodada

O então penúltimo colocado Everton venceu o líder Arsenal por 1 a 0, neste sábado, em casa. O zagueiro James Tarkowski marcou no início do segundo tempo e garantiu a vitória pela 22ª rodada do Campeonato Inglês. Os Gunners, então, perderam a segunda na competição, enquanto os mandantes não venciam um jogo há mais de três meses. O brasileiro naturalizado Jorginho fez a sua estreia e entrou na etapa final.

Com o revés, o Arsenal ligou o sinal de alerta na Premier League. Afinal, o Manchester City pode reduzir a distância na tabela para dois pontos, se bater o Tottenham neste domingo. Por ora, os Gunners continuam na ponta da tabela, com 50 pontos e cinco a mais que o City. Por sua vez, o Everton sobe par a 17ª posição, com 18 pontos.

A equipe de Mikel Arteta jogou mal e foi surpreendida pela atitude do Everton de buscar o ataque e dificultar a criação de jogadas do adversário. Então, acabou sofrendo a segunda derrota em 20 jogos pela Premier League. O último revés havia sido há cinco meses, contra o Manchester United, ainda em setembro. Desde então, o time do norte de Londres conseguiram 11 vitória e dois empates.

Por outro lado, o técnico Sean Dyche, contratado há poucos semanas para o lugar de Frank Lampard, garantiu sua primeira vitória no comando do Everton. Assim, o time conseguiu ter um defesa consistente e assustou o adversário na bola parada – incluindo a do gol de Tarkowski. A equipe não ganhava há 105 dias, pois o último triunfo foi em 22 de outubro.

Confira como foi o gol da vitória do Everton

Portanto, o gol da vitória do Everton saiu aos 14 minutos da etapa final. Em cobrança de escanteio, McNeil levantou a bola na segunda trave, e Tarkowski surgiu, marcado por Odegaard, cabeceando para o fundo da rede: 1 a 0, com muita festa da torcida.

Na próxima rodada, o Arsenal joga em casa no sábado (11), às 12h (de Brasília), contra o Brentford. O Everton, por sua vez, visita o Liverpool, na segunda-feira (13), às 17h.