• Equipe britânica disputará sua segunda Copa
  • Galeses não jogavam o Mundial desde 1958
  • Vai encarar Inglaterra, Irã e EUA no grupo B

Antes de mais nada, vamos falar sobre a repescagem das Eliminatórias da Europa. Isso porque o País de Gales venceu a Ucrânia por 1 a 0, neste domingo, em Cardiff, e garantiu seu lugar no Mundial do Catar. Assim, a equipe britânica disputará a sua segunda Copa do Mundo. O país não disputava uma Copa do Mundo desde 1958, a única participação dos galeses na história da competição.

Então, o gol da vitória de Gales veio de Yarmolenko, que fez contra, após cobrança de falta do astro Gareth Bale no primeiro tempo. Com o resultado, a geração de Gareth Bale, que já havia marcado época ao ir às semifinais da Eurocopa em 2016, entra de vez para a história do país ao conseguir a vaga no Mundial.

Grande ídolo da atuação geração galesa, Gareth Bale teve participação decisiva na classificação. Além de liderar a equipe ao longo da campanha nas eliminatórias, foi dele a cobrança de falta que gerou o gol galês. A Uefa assinalou como um gol contra de Yarmolenko, que teve desvio decisivo no lance.

Portanto, País de Gales é o 30º país a se classificar para a Copa do Mundo de 2022, ocupando a 13ª e última vaga europeia. Além disso, o País de Gales está no Grupo B, ao lado da Inglaterra, outra nação britânica, Irã e Estados Unidos, rivais na estreia no dia 21 de novembro, em Al Rayyan.

Ucrânia dá adeus ao sonho de ir ao Mundial do Catar

Por outro lado, a Ucrânia viu acabar o sonho de ir à Copa do Mundo em um ano tão complicado. Afinal, o país está em guerra contra a Rússia desde fevereiro. Os ucranianos viram as esperanças crescerem depois de superarem a Escócia fora de casa no primeiro jogo da repescagem. O jogo tinha sido adiado em três meses justamente por conta do conflito. Porém, não conseguiu superar o País de Gales.

Contudo, restam ainda a definição de duas vagas que serão resolvidas em repescagens mundiais. O Peru vai enfrentar o vencedor de Emirados Árabes x Austrália, e a Costa Rica jogará contra a Nova Zelândia. Vale ressaltar que ambos os confrontos acontecerão na próxima semana.