• Craque marca dois gols e dá assistência para Giroud
  • Franceses ganham por 3 a 1 e avançam no Mundial
  • Lewandowski, de pênalti, desconta para os poloneses

A França venceu a Polônia por 3 a 1, neste domingo, no estádio Al Thumama, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Os franceses saíram na frente com um gol de Giroud em passe de Mbappé no primeiro tempo. O craque francês – artilheiro do Mundial com 5 gols – voltou a brilhar e ampliou o placar na segunda etapa com dois golaços. Já nos acréscimos, Lewandowski descontou em cobrança de pênalti. Atual campeã, a seleção francesa enfrenta quem passar do confronto deste domingo entre Inglaterra e Senegal.

França começa melhor, e Polônia equilibra o jogo

Com a bola rolando, a França chegou com perigo logo aos 3 minutos. Griezmann bateu escanteio na pequena área e encontrou Varane. Então o zagueiro subiu bem e cabeceou, mas mandou para fora. Marcando forte na saída de bola, a Polônia quase surpreendeu em uma bola recuada até Lloris. O goleiro quase foi desarmado e tocou para Upamecano, que afastou no sufoco. Aos 12, Tchouaméni recebeu na entrada da área e soltou uma bomba para o goleiro Szczesny espalmou.

Até os 15 minutos, aliás, a seleção francesa dominou as ações, principalmente nas investidas de Mbappé pela esquerda. Os poloneses, no entanto, mal passaram do meio de campo, com Lewandowski isolado no ataque. A primeira chegada mais perigosa foi justamente com o centroavante, aos 20. Ele recuperou a bola e arriscou de canhota de fora da área, mas mandou à esquerda do goleiro francês.

Depois, foi a vez da França criar boa chance. Frankowski perdeu a bola no campo de defesa, e Griezmann acionou Dembélé na ponta direita. O atacante, então, cruzou rasteiro para Giroud, que se jogou para completar e mandou para fora. Porém, o impedimento já estava marcado. Aos 34, Mbappé recebeu aberto no lado esquerdo, driblou Cash e chutou forte de canhota. Bem posicionado, Szczesny espalmou para escanteio.

Polônia perde grande chance, e Giroud abre o placar

A Polônia começou a gostar do jogo e quase abriu o placar em grande chance. Com 37 minutos, Bereszynski chegou na linha de fundo pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola sobrou para Zielinski, que encheu o pé para a defesa de Lloris. No rebote, o camisa 20 chutou novamente e a bola bateu em Theo Hernández. Contudo, ela sobrou para Kaminski, que finalizou cruzado para Varane salvar em cima da linha.

Aos 43, no entanto, a França conseguiu abrir o placar. Mbappé recebeu na esquerda, na entrada da área, e deu o passe para Giroud. O centroavante dominou a bola e chutou de esquerda, cruzado, para fazer 1 a 0 e se tornar o maior artilheiro da história da seleção francesa (52 gols no total). A França foi para o intervalo em vantagem.

Mbappé faz dois golaços, e Lewandowski diminui

Na volta do intervalo, a França quase ampliou aos dois minutos. Griezmann bateu falta na área, em direção ao gol, e Varane quase chegou na bola. Szczesny tirou de soco, mas na sobra Theo Hernández chutou de primeira para fora. Depois, Mbappé recebeu no lado esquerdo de ataque, limpou para a perna direita e bateu firme em cima da zaga.

Aos 12, após escanteio de Griezmann, a zaga polonesa afastou. Na sobra, a bola foi lançada na área de novo e Szczesny saiu para afastar de soco. Entretanto, ele ficou caído no gramado sentindo dores após o choque com Varane e o árbitro parou o jogo. Em seguida, Giroud completou de bicicleta com o gol vazio, mas não valeu. Aos 28, então, a França ampliou o placar em contra-ataque.

Griezmann deu o chutão para frente e achou Giroud. Ele dominou e abriu para Dembélé na direita. O camisa 11 avançou, Giroud entrou no meio dando opção e abriu espaço para Mbappé. Então, o craque francês ajeitou e bateu firme, no alto e na direita de Szczesny: 2 a 0.

Aos 45, a França fez o terceiro novamente com Mbappé. Thuram foi na linha de fundo pela esquerda e tocou atrás para Mbappé. Entao, o astro dominou, levou para o pé direito e chutou cruzado no ângulo esquerdo do goleiro polonês: 3 a 0.

Aos 50, aliás, a Polônia conseguiu um pênalti após um toque de mão de Upamecano na área. O árbitro reviu o lance no VAR e marcou. Na cobrança, Lewandowski bateu fraco, e Lloris defendeu. Contudo, o goleiro francês se adiantou, e o astro polonês teve nova chance. Na segunda vez, então, ele mudou de lado e bateu no canto direito de Lloris para diminuir: 3 a 1.