Enfim, o Brasileirão chegou na última rodada. Nesta quinta-feira, foram 9 de 10 partidas valendo por briga na Libertadores, Sul-Americana e no rebaixamento.

Quem achava que campeonato de pontos corridos não ofereceria emoção, se enganou. Afinal, foram muitas decisões em jogo, com torcidas tensas e atentas na tabela.

Logo, quem ficou com a última vaga na fase de grupos da Libertadores? Que foi para a Sul-Americana? Quais foram os dois times rebaixados?

Abaixo, vamos mostrar como foram os jogos da rodada 38 do Campeonato Brasileiro de 2021. Por isso, continue lendo o artigo para saber dos detalhes:

Confira os resultados da 38ª rodada do Brasileirão 2021:

Fluminense 3 x 0 Chapecoense
Palmeiras 1 x 0 Ceará
Santos 1 x 1 Cuiabá
América-MG 2 x 0 São Paulo
Grêmio 4 x 2 Atlético-MG
Fortaleza 2 x 1 Bahia
Sport 1 x 1 Athletico-PR
Bragantino 1 x 0 Internacional
Juventude 1 x 0 Corinthians
Atlético-GO 2 x 0 Flamengo


Grêmio vence Atlético-MG, mas cai para a Série B

Então, vamos começar falando da vitória do Grêmio por 4 a 3 sobre o campeão Atlético-MG, na Arena. O esforço do time gaúcho foi grande, mas não adiantou.

Afinal, o resultado poderia ser um feito e tanto do Tricolor. Mas agora o time gaúcho terá que disputar a Série B no ano que vem.

Dependendo de outros resultados para evitar o rebaixamento, só um se confirmou. Assim, os 34 mil torcedores choraram na Arena sem acreditar na terceira queda.

Enquanto o Grêmio vencia em casa, o Fortaleza fazia 2 a 1 no Castelão. A torcida chegava a ter esperança de sair do Z-4.

No entanto, a empolgação gremista deu lugar à tristeza pouco tempo depois. Isso porque o Juventude fez 1 a 0 no Corinthians e decretou o rebaixamento do Grêmio.

No jogo, o time gaúcho abriu 3 a 0 em 20 minutos, gols de Diego Souza (2) e Campaz. O Galo reagiu com Dodô e Vargas.

Apesar do susto, na etapa final, o Grêmio fez o quarto gol com Douglas Costa. Aos 45, porém, Hyoran fez o terceiro do Atlético-MG.

Na tabela de classificação, o Grêmio acabou a competição na 17ª colocação, com 43 pontos, a três do Juventude, o primeiro fora do Z-4.

Por sua vez, o Atlético-MG, campeão do Brasileirão antecipadamente, terminou com 84 pontos. Ou seja, 13 pontos a mais que o Flamengo, segundo colocado.


Fortaleza vira em cima do Bahia; Juventude vence e se salva

Quem também amargou uma noite terrível foi o Bahia, que levou a virada do Fortaleza por 2 a 1 e viu o Juventude ultrapassá-lo.

Assim, o Bahia foi rebaixado para a Série B do Brasileiro, acabando na 18ª posição. O time baiano abriu o placar com Rodriguinho, de pênalti.

Porém, o Fortaleza reagiu na partida. Empurrado pela torcida, o Leão empatou o jogo no gol de Wellington Paulista e virou com Pikachu, de pênalti. 

Com a vitória na última rodada, o Fortaleza terminou a Série A na quarta posição, com 58 pontos, classificado à fase de grupos da Libertadores.

Por sua vez, o Juventude conseguiu se salvar do rebaixamento ao vencer o Corinthians, em casa, por 1 a 0. Assim, derrubou Grêmio e Bahia. 

Jogando com muita raça e pressionando o Timão o tempo todo, o Juventude chegou ao gol no pênalti cobrado por Chico Kim, no segundo tempo.

O Juventude superou suas limitações nas últimas rodadas, se livrou do Z-4 e contou com a derrota do Bahia para ficar na Série A.

Vale lembrar que se o Bahia tivesse vencido, o Juventude seria rebaixado mesmo com a vitória. Mas, isso não aconteceu. Logo, teve festa em Caxias do Sul. 

Então, a equipe gaúcha terminou com 46 pontos, em 16º lugar. Já o Corinthians, porém, caiu para quinto, com 57 pontos, mas garantido na Libertadores.


Bragantino na Libertadores; América-MG e Flu na pré

Se teve um time que surpreendeu neste Brasileirão foi o América-MG, que pela primeira vez em 109 anos vai disputar uma edição de Libertadores.

Aliás, o passaporte do Coelho foi carimbado ao vencer o São Paulo por 2 a 0, no Independência. Ademir, destaque do time, marcou duas vezes. 

O América-MG, que tinha como objetivo inicial se manter na Série A, terminou o Brasileirão em oitavo lugar, com 53 pontos. Uma façanha enorme. 

Dessa forma, o time mineiro garantiu sua participação na Pré-Libertadores. Já o São Paulo ficou no 13º lugar e foi para a Sul-Americana.

Com festa da torcida no Maracanã, o Fluminense venceu a rebaixada Chapecoense por 3 a 0 e também vai jogar a Pré-Libertadores em 2022.

Além disso, foram mais de 48 mil torcedores acompanhando a vitória tranquila do Tricolor Carioca, com gols de David Braz, Luiz Henrique e Abel Hernández.

Só não foi melhor pois o Bragantino marcou nos acréscimos sobre o Internacional e tirou a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores.

Sendo assim, o Fluminense acabou o Brasileirão com 52 pontos, no sétimo lugar e só dois pontos atrás do Bragantino, que completou o G-6.

E foi uma vaga conquistada na base da emoção. Com golaço de Arthur nos acréscimos, o Bragantino bateu o Inter e conquistou vaga inédita na Libertadores. 

Então, o Massa Bruta terminou em sexto, com 56 pontos. Por sua vez, o Colorado ficou em 12º, com 49 pontos, indo para a Sul-Americana.


Garotada do Palmeiras vence Ceará; Atlético-GO bate o Fla

Garantido na terceira colocação, o Palmeiras encarou o Ceará, na Arena Barueri, com um time recheado de garotos da base e mostrou a sua força. 

Com gol de Kevin, o bicampeão da América se despediu da temporada com vitória por 1 a 0 sobre o Vozão. Assim, chegou aos 66 pontos.

Após a derrota, o Ceará deu adeus ao sonho da Libertadores. Logo, terminou em 11º lugar, ficando com uma das vagas na Copa Sul-Americana.

Quem terminou a temporada de forma decepcionante foi o vice-campeão Flamengo. Com um time de garotos, perdeu por 2 a 0 para o Atlético-GO. 

Jogando em casa, o Dragão dominou a partida diante da torcida. O time garantiu o placar nos gols de Lucão e Toró no segundo tempo. 

Dessa forma, o Atlético-GO alcançou sua maior campanha no Brasileirão. Ainda assim, não foi suficiente para garantir vaga para a Libertadores de 2022.

Então, o Dragão terminou a competição com os mesmos 53 pontos do América-MG. No entanto, perdeu a vaga por ter pior saldo de gols. 

O Rubro-Negro entrou em campo com jogadores reservas e muitos jovens. Portanto, a derrota não alterou a segunda posição, com 71 pontos.