• Andreas fez o único gol da partida na Colômbia
  • Santos foi um dos destaques com boas defesas
  • Rubro-Negro tem a vantagem do empate

O Flamengo venceu o Tolima, da Colômbia, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. O único gol da partida foi marcado pelo meia belga Andreas Pereira em um lindo chute de fora da área. A partida no Manuel Murillo Toro, em Ibagué, foi movimentada, com muitas chances de gol, principalmente no primeiro tempo.

Embora estivesse jogando fora de casa, o Flamengo partiu pra cima do Tolima. Os comandados de Dorival Júnior aproveitaram o fato de o estádio da partida não estar com a sua capacidade máxima ocupada e foi logo tomando conta das ações. Contudo, quem teve a primeira chance foram os donos da casa, com Caicedo. Santos fez ótima defesa. Logo depois, veio o gol. Andreas aproveitou uma rebatida na entrada da área e arrematou. A bola entrou no ângulo, sem chances para o arqueiro colombiano. Com isso, os donos da casa vieram para o ataque. O Flamengo passou a errar bastante, principalmente nas saídas de bola. Numa dessas, Santos tocou errado e obrigou Léo Pereira a tirar a bola em cima da linha.

A segunda etapa começou com o Tolima empurrando o Rubro-Negro para trás, entretanto, as jogadas de perigo ora parava na zaga, ora parava em Santos. O Flamengo ainda desperdiçou pelo menos três contra-ataques que poderiam deixar o time com as duas mãos na classificação para as quartas. Marinho, que entrou no lugar de Everton Ribeiro, e Pedro, que substituiu Gabigol, foram os dois protagonistas dessas jogadas. Apesar de sofrer uma grande pressão nos minutos finais, o Mengão se segurou bem e trouxe uma boa vantagem para a próxima partida.

O Flamengo pega o Tolima na próxima quarta-feira (06/07), às 21h30, no Maracanã. O Rubro-Negro tem a vantagem do empate para passar de fase. Resta aos colombianos vencer por dois gols para passar no tempo normal. Em caso de vitória pelo placar mínimo, a vaga será decidida nas penalidades máximas.

Autor do gol, Andreas se despede do Flamengo

Afinal, o contrato de empréstimo junto ao Manchester United se encerra nesta quinta-feira. Autor do gol que deu a vitória ao Flamengo, então, está fora da viagem para Santos, onde a equipe enfrentará o Peixe neste sábado, pelo Brasileiro. Embora o Fla ainda tente baixar o valor do jogador, já que o atleta já manifestou o desejo de ficar, os Red Devils tem outros planos para ele. O United entrou em acordo esta semana com o Fulham, recém promovido à Premier League. O negócio gira em torno de 13 milhões de euros, sendo 10 milhões fixos e os outros três em bônus por produção.

Vale lembrar que nesta semana o técnico Dorival Júnior classificou a permanência do belga como “a melhor contratação do Flamengo” nesta janela de transferências.

Apesar de ter feito boas partidas, o jogador acabou marcado pelo lance na final da Libertadores de 2021, que culminou com a derrota da equipe da Gávea. Na ocasião, o jogador perdeu a bola para o atacante Deyverson, que tocou na saída do goleiro Diego Alves, para marcar o gol do título do Palmeiras na decisão de Montevidéu.