• Competição terá 10 equipes da Conmebol e 6 da Concacaf
  • Confederações vão organizar o torneio de forma conjunta
  • Anúncio também cita a criação de um evento entre clubes

Antes de tudo, vamos falar sobre a Copa América. Isso porque os Estados Unidos vão receber a edição de 2024, com 10 seleções da Conmebol e seis da Concacaf. As novidades foram anunciadas nesta sexta-feira pelas confederações sul-americana e da América do Norte e Caribe. A Argentina ganhou o título em 2021, jogando no Brasil. A equipe de Messi e cia derrotou a Seleção por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Di María.

Portanto, as duas confederações vão organizar o torneio, que está marcado para o verão dos EUA (de junho a agosto). Além disso, as seis melhores seleções da Concacaf na Liga das Nações do continente em 2023/24 entrarão como convidadas.

De acordo com o site ‘Globo Esporte’, a escolha faz parte de um acordo estratégico das confederações para estimular e fortalecer o futebol dentro do continente americano. Inclusive, as entidades planejam organizar competições entre seleções femininas e uma nova competição de clubes.

Além disso, as equipes femininas de Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai poderão participar da Copa Ouro Concacaf de 2024. A competição vai reunir 12 seleções e terá os Estados Unidos como sede.

Por último, as confederações anunciaram criação de um torneio entre clubes, o chamado ‘Final Four’, com dois times de cada entidade. A previsão é que a primeira edição também aconteça em 2024.

A América do Norte, então, vai mostrando a sua força no cenário do futebol com a organização de diversas competições. Afinal, a Copa do Mundo masculina de 2026 tem México, Canadá e Estados Unidos como sedes.