Parece uma receita de bolo. Pega-se um programa de computador, acrescenta-se todas as informações possíveis e imagináveis sobre os atletas dos dois times envolvidos, mistura-se tudo e, ao final, é extraído desse algoritmo (conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas) um evento chamado de Simulated Reality – Realidade Simulada, Realidade Virtual ou Ligas Simuladas Virtual, que é o mais próximo possível do que seria uma partida real entre as equipes. Ao fazer isso repetidas vezes é criado um campeonato, a SRL, Simulated Reality League, que virou alvo de apostas de verdade nos sites de jogos online.

Imagem capturada da plataforma de apostas esportivas de Rivalo em 23/4/2020

Esse tipo de jogo não é exatamente uma novidade. Uma série de games adotam essa linha de inteligência artificial. O mais popular deles é o Fifa Manager, que há anos é o líder do mercado. Nele, o praticante monta seus times, treina seus atletas, escala a equipe e enfrenta os rivais em partidas e torneios. O mesmo é feito nas ligas simuladas virtual do estilo SRL só que, neste caso, depois de o programa ter sido criado e os dados de desempenho dos atletas das equipes envolvidas terem sido contabilizados, não há qualquer interferência humana. Todo o trabalho é feito pelo computador.

Por isso, tal modalidade não pode ser enquadrada na categoria E-Sports, por exemplo, onde a habilidade dos disputantes é determinante para o resultado. Embora talvez fosse o caso de ser catalogado entre os esportes virtuais, os sites de jogos online, dada à grande semelhança com as partidas reais, têm apresentado os duelos de Simulated Reality na prateleira das apostas esportivas.

Onde é possível apostar na Simulated Reality League (SRL)

A SRL ainda é um fenômeno em crescimento e não está popularizado na maioria das casas de apostas do mercado. Porém, algumas largaram na frente na tentativa de conquistar esse nicho de mercado. Entre elas estão sites como Rivalo, Betmotion e KTO, por exemplo, estão entre eles.

O processo de desenvolvimento e crescimento também envolve o número de ligas disponibilizadas, que vai avançando a pequenos passos. Torneios como os campeonatos de Inglaterra (Premier League), Alemanha (Bundesliga), Itália (Série A), Grécia (Superliga), Turquia (Super Lig) e França (Ligue 1) foram os pioneiros, mas competições internacionais como a Champions League também entraram em campo na realidade virtual. A tendência é clara de aumento do número de opções.

Imagem capturada da plataforma de apostas esportivas de KTO em 23/4/2020

A mesma linha é seguida em relação às possibilidades para aposta. A quantidade de possibilidades para criação de cupons para palpites ainda é pequena na comparação com uma partida real de futebol. Contudo, na medida em que a modalidade vai ganhando mais adeptos, essa situação deverá ser modificada.

Quais os mercados disponíveis?

O mercado principal para realização de apostas, naturalmente, é o mais popular de todos: vencedor 1 x 2. Porém, ele vem acompanhado de seus ‘derivados’ como hipótese dupla, empate não tem aposta e também palpites com handicap (vantagem / desvantagem), quando determinada margem de gols é concedida em favor ou contra determinado time para que seja determinado um ganhador.

Os populares mercados de gol no estilo acima / abaixo também são disponibilizados pelos sites de jogos online. Assim, é possível modular o risco a ser corrido de acordo com as cotações oferecidas indicando quantas vezes a rede virtual será balançada. Também nesse caso há mercados derivados como ambos os times marcam?; número exato de gols, total de gols por time etc.

Imagem capturada da plataforma de apostas esportivas de Betmotion em 23/4/2020

Acertar o placar exato da partida e os resultados de intervalo / final de jogo são outras possibilidades para arriscar palpites que podem ser encontradas para encontros das partidas de Simulated Reality League (SRL) completando, dessa maneira, um cardápio ainda modesto de opções.

Não há sofisticação de apostas em cartões, escanteios ou mesmo estatísticas individuais, por exemplo. Até porque, ao menos por enquanto, o nome dos jogadores envolvidos nas partidas não tem sido disponibilizado. Talvez por questões comerciais, uma vez que isso envolveria a realização de contratos e o pagamento de valores a título de direito de imagens.

Como é feito o acompanhamento das partidas?

O acompanhamento das partidas tem somente uma diferença dos jogos de futebol de verdade: não existe a opção de assistir as imagens ao vivo. No entanto, a animação que narra os eventos dos duelos contém as mesmas opções, incluindo faltas, tiro de meta, cartões e escanteios, mesmo que estes não estejam disponibilizados para apostas. Inclusive são exibidas as estatísticas do confronto (posse de bola, chutes a gol, defesas etc), o que permite fazer a ‘leitura’ do encontro.

Tudo isso com a atualização constante das cotações para apostas. Isso inclui, ainda, até mesmo o travamento do sistema de apostas nos momentos de lances importantes, exatamente como acontece nos jogos reais. Por exemplo, quando acontece um gol, as apostas são fechadas até que todas as cotações sejam atualizadas e os cupons possam novamente ser criados.

Imagem capturada da plataforma de apostas esportivas de Betmotion em 23/4/2020

Os jogos de Simulated Reality League (SRL) também contam com outras ferramentas disponibilizadas pelas casas de apostas esportivas como apostas múltiplas. Nesse caso, o bilhete deve ser criado com, no máximo, uma opção de cada partida.